Minério de ferro atinge máxima de 3 semanas em Dalian com esperanças de demanda na China

Publicado em 29/01/2024 08:19

Logotipo Reuters

(Reuters) - Os preços do minério de ferro na China atingiram uma máxima de três semanas nesta segunda-feira, em meio à esperança de aumento da demanda devido a políticas de apoio ao mercado imobiliário chinês e à expectativa de mais estímulos.

O minério de ferro de maio mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian na China fechou em alta de 1,1%, a 998,50 iuanes (139,09 dólares) por tonelada. No início da sessão, atingiu 1.006 iuanes, o maior valor desde 8 de janeiro.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro mais ativo de março avançou 1,2%, para 135,40 dólares a tonelada.

Na semana passada, a China disse que estava ampliando usos para empréstimos de propriedades comerciais pelos bancos, em seu mais recente esforço para aliviar uma crise de liquidez enfrentada por companhias imobiliárias em dificuldades.

O setor imobiliário é responsável por grande parte do consumo de aço e de commodities siderúrgicas.

A China também anunciou um corte profundo no volume de dinheiro que os bancos mantêm como reservas para aumentar a liquidez na economia e impulsionar o crescimento.

Enquanto isso, o consumo de minério de ferro também se beneficiou da melhora dos lucros das usinas siderúrgicas, disse a corretora Huatai Futures em nota.

"Esta época do ano também é interessante, pois temos o festival de primavera (chinês) que se aproxima, o que dá um clima mais otimista, e também as expectativas de que as 'Duas Sessões' em março terão algum estímulo anunciado", disse um trader, referindo-se a duas reuniões políticas importantes na China.

(Reportagem de Mai Nguyen em Hanói, reportagem adicional de Siyi Liu em Pequim)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário