Lula defende país se endividar para gerar crescimento econômico
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender, nesta terça-feira, que o país pode se endividar para fazer investimentos que gerem crescimento econômico.
"Se for necessário esse país fazer endividamento para esse país crescer, qual é o problema? Qual é o problema de você fazer uma dívida para produzir ativos produtivos para esse país?", disse Lula em discurso durante reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável.
"Nós temos o caminho das pedras. Nós temos que decidir agora se nós vamos retirar essas pedras ou não. Ou será que a gente vai chegar à conclusão de que, olha, por um problema da Lei de Responsabilidade Fiscal, por um problema de superávit primário, por um problema de inflação, a gente não pode fazer e vamos todo mundo desanimar e voltar para a nossa vidinha", acrescentou.
(Reportagem de Lisandra Paraguassu e Maria Carolina Marcello)
1 comentário
Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA
Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC
"Se for necessário esse país fazer endividamento para esse país crescer, qual é o problema? Qual é o problema de você fazer uma dívida para produzir ativos produtivos para esse país?", disse Lula
Não se faz o país produzir mais, carregando-o "até o gogó" de funcionário público. Não se consegue fazer um país produzir, amarrando o setor produtivo (que é o que gera riqueza) com regras intrincadas, criando dificuldades para vender facilidades. E, acima de tudo, se quiser mesmo fazer o país enriquecer, venda todas as empresas estatais, cuide de regulamentar o mercado para que não haja abusos. Crie um Estado bem enxuto, e o sr., seu Lula, verá o país se enriquecer e enriquecer seu povo. Não meta o nariz naquilo que compete ao mercado.Silencio total sobre o montante que pagamos de juros sobre a nossa Dívida. Pela irresponsabilidade de nossos governantes passamos a ser escravos do sistema financeiro. Lula aposta no pior. Só pode.