Jim Jordan fará 3ª tentativa de se tornar presidente Câmara dos Deputados dos EUA

Publicado em 20/10/2023 08:49

Logotipo Reuters

Por David Morgan e Katharine Jackson

WASHINGTON (Reuters) - A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos deverá realizar uma terceira votação para preencher a vaga de presidente da Casa, nesta sexta-feira, mas os republicanos que a controlam não parecem estar mais próximos de resolver uma batalha pela liderança que paralisa a Câmara por mais de duas semanas.

O conservador Jim Jordan, que fracassou duas vezes nesta semana na busca de conquistar o cargo, fará uma terceira tentativa nesta sexta-feira.

Seus oponentes dizem que, desta vez, ele provavelmente se sairá pior do que antes.

As brigas internas republicanas deixaram o Congresso incapaz de agir em relação ao pedido de ajuda do presidente norte-americano, Joe Biden, para Ucrânia e Israel.

A maioria republicana, estreita e dividida, não conseguiu se unir em torno de Jordan ou de qualquer outro candidato para substituir Kevin McCarthy, que foi deposto por alguns membros do partido em 3 de outubro. Eles também não chegaram a um acordo sobre um plano alternativo que permitiria que a Câmara aprovasse a legislação.

Jordan não conseguiu obter os 217 votos necessários para assumir como presidente da Câmara nas votações de terça e quarta-feira.

Ele se reuniu em particular na quinta-feira com alguns dos 22 republicanos que votaram contra ele.

Mas os relutantes, alguns dos quais receberam ameaças de morte, disseram que não se comoveram.

"Todos nós dissemos a ele que somos um sólido não. Essa foi a discussão. Agora ele tem uma decisão a tomar", afirmou o deputado republicano Vern Buchanan aos repórteres após a reunião.

Os republicanos controlam a Câmara por uma margem de 221 a 212, e Jordan não obteve mais de 200 votos até o momento.

Uma terceira votação fracassada poderia levar Jordan a desistir, o que abriria caminho para o surgimento de outros candidatos. Mas não está claro se os republicanos conseguirão se unir em torno de qualquer um deles.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário