Medidor de vendas no varejo da Cielo cai 1,6% em setembro

Publicado em 10/10/2023 09:16

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O índice da Cielo que mede as vendas no varejo nacional (ICVA) apresentou recuo de 1,6%, descontada a inflação, em setembro ante o mesmo mês de 2022, informou a companhia de meios de pagamento nesta terça-feira, acrescentando que se não fosse o desempenho das vendas em supermercados, a queda seria mais intensa.

O recuo no mês passado seguiu-se à retração de 1,9% em agosto na mesma comparação.

No terceiro trimestre, as vendas caíram 1,5%, já descontada a inflação, em relação ao mesmo período de 2022, segundo o indicador.

A queda maior em setembro foi apresentada no segmento de serviços, que recuou 2,9%, pressionado pelo item "bares e restaurantes". Enquanto isso, a categoria de bens não duráveis apresentou retração de 1,1% e a de bens duráveis caiu 1,7%, atingida por "materiais de construção.

O indicador é calculado pela Cielo mensalmente com base em dados reunidos entre cerca de 1 milhão de varejistas credenciados à empresa.

"Sem a performance de supermercados e hipermercados, o resultado do ICVA seria mais negativo", afirmou Carlos Alves, vice-presidente de produtos e tecnologia da Cielo em comunicado. "Como houve deflação no setor de alimentos, a queda efetiva de preços praticados nas gôndolas, especialmente a de carnes, estimulou o consumo das famílias”, disse Alves.

(Por Alberto Alerigi Jr. Edição Beatriz Garcia.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário