Argentina reforça controles sobre mercado paralelo de câmbio
Por Walter Bianchi
BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina reforçou seus controles cambiais em uma tentativa de controlar o comércio paralelo de moeda estrangeira, informou a Comissão Nacional de Valores Mobiliários nesta sexta-feira, em meio a uma corrida para a dolarização que elevou os preços nos mercados informais populares.
As medidas estendem o período mínimo de retenção, conhecido como "parking", para títulos regidos por leis estrangeiras, que são usados como uma solução alternativa para converter pesos em dólares. As medidas não afetam os títulos regidos pela lei local.
A decisão foi tomada depois que o mercado paralelo de moedas da Argentina ficou paralisado na quinta-feira, com os operadores citando uma repressão das autoridades ao mercado informal.
Os mercados paralelos do país cresceram em meio a controles rígidos de capital que limitam o acesso a dólares, elevando o preço do dólar para mais de 800 pesos no mercado não oficial e em outros mercados paralelos, bem mais que o dobro da taxa oficial de 350 pesos.
0 comentário

Dólar tem leve baixa na abertura com tarifas e dados dos EUA em foco

BCE pode estar chegando ao fim dos cortes nos juros, mas guerra comercial é um risco, diz Kazaks

IGP-10 registra queda inesperada em maio e recua pelo 2º mês seguido, diz FGV

Ações de China e Hong Kong caem com balanços, com restrições dos EUA para tecnologia no foco

Economia do Japão encolhe mais do que o esperado no 1º tri enquanto tarifas dos EUA se aproximam

Ibovespa fecha acima de 139 mil pontos puxado por Vale e com BRF em destaque