Reuters: Índice de aprovação do governo Lula oscila para baixo e vai a 40,6%, diz CNT/MDA
BRASÍLIA (Reuters) - A aprovação do governo do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva registrou uma oscilação negativa, mas quase metade dos brasileiros diz que o governo está fazendo um trabalho melhor do que o de seu antecessor Jair Bolsonaro, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira.
A pesquisa do instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), apontou que 40,6% das pessoas entrevistadas avaliam o desempenho do governo Lula como "ótimo" ou "bom", em comparação com 43,1% na pesquisa anterior, em maio. O número dos que afirmam que o governo é "ruim" ou "péssimo" chegou a 27,2%, ante 24,6% na pesquisa anterior.
"A avaliação geral do novo governo permanece positiva, ainda atrelada, em parte, à vitória nas urnas no ano passado. Embora ainda positivas, o alerta fica para a redução das expectativas com emprego, renda, saúde e educação em relação a maio e, em especial, para a área de segurança pública, com predominante expectativa de piora", disse Marcelo Souza, diretor do MDA.
Segundo o levantamento, 46,4% dos entrevistados dizem que o novo governo é melhor do que o de Bolsonaro, ao passo que 29,1% entendem que o governo Lula está pior que o do antecessor e 21,7% avaliam que está igual.
A aprovação do desempenho pessoal de Lula como presidente também caiu, de 57% para 54,9%, com a desaprovação subindo de 35% para 39%.
O MDA entrevistou 2.002 pessoas em todo o Brasil entre 27 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
(Reportagem de Anthony Boadle, em Brasília)
1 comentário
China intensificará medidas anticíclicas para melhorar economia, diz premiê
Ibovespa hesita na abertura com expectativa por pacote fiscal
Dólar recua na abertura em linha com o exterior após escolha de Trump para o Tesouro
Mercado eleva projeções para Selic e inflação em 2025, com alta do dólar, mostra Focus
Kremlin diz que círculo de Trump fala sobre acordo de paz na Ucrânia enquanto Biden amplia conflito
Minério de ferro sobe com cenário mais sólido para o aço, mas tensões comerciais limitam ganhos
Alvaro Andrade Biollo Maringa - PR
Claro que a pesquisa é fraudada, lembram das eleições são os mesmos
Não dá para ficar Avaliando Pesquisas, A verdade Um dia Triunfará , porque não existe duas verdades uma certamente é falsa: