EUA acusam China de manipulação da mídia global

Publicado em 29/09/2023 13:29 e atualizado em 29/09/2023 14:41

Logotipo Reuters

Por Michael Martina

WASHINGTON (Reuters) - A China está manipulando a mídia global por meio de censura, coleta de dados e compras secretas de veículos de notícias estrangeiros, disseram os Estados Unidos na quinta-feira, alertando que essa tendência pode levar a uma "forte contração" da liberdade de expressão global.

O Departamento de Estado norte-americano disse em um relatório que Pequim tem gastado bilhões de dólares anualmente em esforços de manipulação de informações, incluindo a aquisição de participações na mídia estrangeira por "meios públicos e não públicos", patrocinando influenciadores online e garantindo acordos de distribuição que promovem conteúdo não rotulado do governo chinês.

Liu Pengyu, porta-voz da embaixada da China em Washington, disse que o relatório tem como objetivo intensificar a confrontação ideológica e "difamar as políticas internas e externas da China".

"Escrito com a mentalidade da Guerra Fria, o relatório é apenas mais uma ferramenta para manter a China em baixa e reforçar a hegemonia norte-americana. A China se opõe veementemente a essas ações", disse Liu.

Citando relatórios públicos e "informações governamentais recém-adquiridas", o Departamento de Estado dos EUA disse que Pequim criou seu próprio ecossistema de informações ao cooptar elites políticas e jornalistas estrangeiros.

O relatório também diz que o país investiu em redes de satélite e serviços de televisão digital em regiões em desenvolvimento que priorizam o conteúdo da mídia apoiada pelo Estado chinês.

"Se não forem controlados, os esforços de Pequim podem resultar em... uma forte contração da liberdade de expressão global", afirmou o relatório.

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS BC PVB

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Christyan Matos Rio de Janeiro

    Que notícia idiota, á basicamente os EUA falando deles mesmos. Tem gente que ainda acredita nessa baboseira da Reuters.

    0