Exportações de óleo vegetal da Ucrânia aumentam 7% em julho, diz associação
KIEV (Reuters) - As exportações ucranianas de óleo vegetal totalizaram 549.400 toneladas em julho, 7% a mais que no mês anterior, enquanto as exportações de grãos mostram uma queda significativa, informou a associação empresarial agrícola UCAB nesta terça-feira.
A UCAB disse que o óleo de girassol representou 92% do volume exportado. Antes da invasão russa no ano passado, a Ucrânia era o maior exportador mundial de óleo de girassol.
O Ministério da Agricultura da Ucrânia disse na segunda-feira que as exportações de grãos do país para o primeiro mês da nova temporada aumentaram para 2,16 milhões de toneladas, de 1,61 milhão em julho de 2022.
No entanto, o volume exportado de grãos em julho foi 40% menor do que em junho, disse a associação.
"Estes resultados decepcionantes das exportações devem-se principalmente à suspensão do corredor de grãos em 18 de julho, bem como à sua baixa atividade antes mesmo do término do prazo", disse a UCAB.
A Rússia abandonou o acordo em 17 de julho depois de dizer que suas exigências para aliviar as sanções sobre suas próprias exportações de grãos e fertilizantes não foram atendidas. Moscou também reclamou que não chegavam grãos suficientes aos países pobres.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
Dólar tem leve alta na abertura e volta a ultrapassar R$6,00 após pacote fiscal
Dívida pública bruta fica em 78,6% do PIB em outubro, mostra BC
Índices da China registram ganho mensal com expectativa de dados positivos e estímulos
Minério de ferro avança com perspectivas econômicas mais sólidas da China
Ibovespa cai 2% e marca mínima desde junho após pacote fiscal desapontar
Dólar fecha perto dos R$6,00 com desconfiança do mercado sobre pacote fiscal