Yellen diz não ver recessão nos EUA

Publicado em 17/07/2023 11:15 e atualizado em 17/07/2023 11:49

Logotipo Reuters

Por Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta segunda-feira que os EUA estão fazendo um bom progresso na redução da inflação e que não espera que a economia do país entre em recessão.

Yellen, falando à Bloomberg TV da Índia durante uma reunião de autoridades financeiras do Grupo dos 20, disse que o crescimento mais lento na China pode se espalhar para outras economias, mas que os EUA estão um "bom caminho".

"Para os Estados Unidos, o crescimento desacelerou, mas nosso mercado de trabalho continua bastante forte. Não espero uma recessão", disse Yellen. "Os dados de inflação mais recentes foram bastante encorajadores."

Yellen disse que as autoridades chinesas levantaram sérias preocupações, especialmente sobre as tarifas dos EUA, durante sua visita mais cedo neste mês, mas os motivos pelos quais Washington as implementou em primeiro lugar, incluindo práticas comerciais desleais, não foram abordados.

"Temos que ver o que sai da revisão de quatro anos" das tarifas, disse Yellen, acrescentando: "Mas gostaria de enfatizar que realmente as preocupações ainda não foram abordadas. E precisamos trabalhar nisso daqui para frente".

Yellen disse que os Estados Unidos provavelmente prosseguirão com um novo decreto que restringe o investimento externo na China, mas enfatizou que eles se concentrarão estritamente em três setores - semicondutores, computação quântica e inteligência artificial.

"Eles terão uma combinação de requisitos de notificação e proibições em uma parte de escopo muito restrito desses setores, mas não serão controles amplos que afetarão amplamente o investimento dos EUA na China", disse ela.

(Reportagem de Andrea Shalal e Katharine Jackson)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário