Tebet vê ata mais "realista" e critica comunicação do BC
(Reuters) - A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que a ata da reunião mais recente de política monetária do Banco Central, divulgada na manhã desta terça-feira, veio mais "realista" do que o comunicado divulgado pela autarquia na semana passada, quando a taxa básica de juros foi mantida em 13,75%.
"De novo a ata vindo de forma quase que contrária ao que é dito no comunicado, acho que esse é um dado que o Banco Central precisa rever", disse Tebet a jornalistas.
"Cria uma situação de estresse desnecessária no comunicado, depois vem com uma ata mais realista. Não deixa de ser uma crítica construtiva nossa, que isso seja revisto pelo Banco Central."
Depois de não dar uma sinalização clara no comunicado sobre a chance de um corte de juros em agosto, como era esperado pelo mercado, o BC mostrou na ata que a maioria dos membros do Comitê de Política Monetária vê a possibilidade de iniciar um processo "parcimonioso" de flexibilização em agosto.
"A ata reconhece que o Brasil está no caminho certo", disse Tebet. "Agora só falta em agosto começar a baixar os juros, ainda que seja em 0,25 (ponto percentual)".
(Texto de Isabel Versiani)
1 comentário
Wall St sobe e small-caps tocam recorde após Trump nomear secretário do Tesouro
Dólar fecha quase estável, ainda acima de R$5,80, apesar de exterior favorável
Taxas curtas de juros futuros sobem com expectativa por pacote fiscal e longas caem com influência externa
Wall St abre em alta após escolha de Trump para o Tesouro
Ibovespa opera estável com mercado à espera de pacote fiscal
China intensificará medidas anticíclicas para melhorar economia, diz premiê
Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC
A Ministra Tebet pertence à classe política. A meu ver está num grupo de trabalho que tem os piores índices de qualificação de mão de obra. Não é especialista, não tem formação no ramo, mas critica o presidente do BC - PESSOA EXTREMAMENTE COMPETENTE - que ajudou o Brasil a não entrar no caos. Mas Tebet acha que sabe mais quando se trata de juros/inflação. Quando vamos ter candidatos mais capacitados para elegermos? Quando será que os partidos políticos vão entender que a finalidade última de sua existência é o bem estar da NAÇÃO BRASILEIRA?
Sr. HENRIQUE, esse grupo de trabalho é aficionado à Teoria Monetária Moderna (TMM) ... Uma "loucura econômica" ...
Pessoas que entendem a economia sob os ensinamentos da Escola Austríaca fazem uma ressalva:
A Teoria Monetária Moderna é eufemismo de Socialismo.
Ou seja, os fundamentos econômicos dessa teoria não se sustentam. Todos os governos socialistas só produziram MISÉRIA !!!
Veja os exemplos ao nosso redor CUBA, VENEZUELA, ARGENTINA !!!