Início de construção de moradias nos EUA tem pico de 13 meses em maio

Publicado em 20/06/2023 10:07

Logotipo Reuters

(Reuters) - A construção de residências unifamiliares nos Estados Unidos saltou em maio para o nível mais alto em mais de um ano e as licenças emitidas para construções futuras também subiram, sugerindo que o mercado imobiliário pode estar melhorando depois de sofrer com aumentos dos juros pelo Federal Reserve.

O início de construção de moradias unifamiliares, que representam a maior parte da construção residencial, aumentou 21,7% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 1,631 milhão de unidades, ante 1,34 milhão em abril, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira.

A taxa de maio foi a mais alta desde abril de 2022, que havia sido maior desde 2006.

O mercado imobiliário sofreu o maior impacto da campanha de aperto monetário mais rápida do Fed desde a década de 1980, mas dados recentes sugerem que o pior já pode ter passado.

A taxa média da popular hipoteca fixa de 30 anos caiu um pouco desde a máxima de novembro passado acima de 7%. Ela ficou em média em 6,77% na última semana, de acordo com dados da Mortgage Bankers Association. Mas o aperto das condições de crédito pode dificultar o acesso dos construtores a financiamento para novos projetos.

Depois de elevar os juros em 5 pontos percentuais desde março de 2022, o Fed fez uma pausa neste mês para avaliar os efeitos de suas ações tomadas até agora, mas os aumentos devem ser retomados no próximo mês com a inflação ainda muito alta.

(Reportagem de Dan Burns)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário