Inflação na zona do euro em maio é confirmada em 6,1% na base anual

Publicado em 16/06/2023 07:31 e atualizado em 16/06/2023 08:33

Logotipo Reuters

BRUXELAS (Reuters) - A inflação ao consumidor da zona do euro desacelerou acentuadamente em maio, confirmou a agência de estatísticas da União Europeia nesta sexta-feira, com o núcleo dos preços também enfraquecendo.

A Eurostat confirmou suas estimativas anteriores de que os preços nos 20 países que usam o euro ficaram estáveis em maio na comparação com o mês anterior, resultando em um aumento de 6,1% na base anual, contra 7,0% em abril.

A contribuição dos preços de energia, por muito tempo a principal força motriz da inflação, foi negativa em maio em 0,09 ponto e o principal fator passou a ser o custo da alimentação, álcool e tabaco, que acrescentou 2,54 pontos ao valor final.

A segunda maior contribuição foi a alta dos preços dos serviços, com 2,15 pontos, enquanto os bens industriais somaram mais 1,51 ponto.

O Banco Central Europeu quer manter a inflação em 2% no médio prazo e tem aumentado rapidamente as taxas de juros desde meados do ano passado para conter a inflação.

O BCE elevou os juros novamente na quinta-feira, para um pico de 22 anos de 3,50%, e disse que voltará a subir em julho, dando continuidade ao que tem sido o ritmo mais rápido de aperto monetário na história do banco.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário