Preços ao produtor nos EUA caem mais do que o esperado em maio com custos de energia

Publicado em 14/06/2023 09:52 e atualizado em 14/06/2023 10:30

Logotipo Reuters

 

WASHINGTON (Reuters) - Os preços ao produtor dos Estados Unidos caíram mais do que o esperado em maio e o aumento anua foi o menor em quase dois anos e meio, fortalecendo os argumentos para o Federal Reserve deixar inalterada a taxa de juros nesta quarta-feira.

O índice de preços ao produtor para a demanda final caiu 0,3% no mês passado devido aos custos mais baixos de energia, depois de subir 0,2% em abril, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira.

Nos 12 meses até maio, o índice subiu 1,1%, de 2,3% em abril, marcando o menor aumento nessa base de comparação desde dezembro de 2020. A taxa anual está se moderando, conforme o salto do ano passado sai do cálculo.

Economistas consultados pela Reuters previam queda de 0,1% em relação ao mês anterior e alta de 1,5% na base anual.

Na terça-feira, dados mostraram que os preços ao consumidor subiram em maio, com o aumento anual no menor patamar desde março de 2021.

As autoridades do Fed devem manter a taxa de juros ao final de sua reunião pela primeira vez desde março de 2022, quando o banco central dos EUA embarcou em sua campanha de aperto monetário mais rápida em mais de 40 anos.

O Fed, que elevou sua taxa básica de juros em 500 pontos-base neste ciclo de aperto, deixou a porta aberta para novos aumentos de juros devido à resiliência da economia, principalmente do mercado de trabalho.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário