Lula indicará Cristiano Zanin, seu advogado na Lava Jato, para vaga no STF, diz Pacheco

Publicado em 01/06/2023 11:01 e atualizado em 01/06/2023 11:42

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) -O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta quinta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicará o advogado Cristiano Zanin, que defendeu o presidente nos processos da operação Lava Jato, para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

Pacheco também afirmou, em entrevista a repórteres no Congresso, que avalia positivamente o nome de Zanin e que conversou com o advogado na véspera. Zanin será indicado para a vaga que era de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

"Me encontrei ontem com o Cristiano Zanin, ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, essa mensagem deve chegar hoje ao Senado e chegando nos vamos encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça. Já conversei com o presidente Davi Alcolumbre (da CCJ), que dará o andamento na Comissão de Constituição e Justiça", disse Pacheco aos jornalistas.

Uma vez formalizada a indicação, Zanin será sabatinado pela CCJ do Senado e terá de ter seu nome aprovado pela comissão e, posteriormente, pelo plenário do Senado para assumir a cadeira deixada por Lewandowski no STF.

Como advogado de Lula na Lava Jato, Zanin tornou-se um dos principais críticos da operação e, durante audiências no âmbito dos processos respondidos pelo agora presidente, travou embates com o então juiz e hoje senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e com membros do Ministério Público Federal (MPF) que compunham a força tarefa da operação.

Ele foi responsável pelas ações que levaram à anulação das condenações de Lula por decisão do STF e que permitiram que o petista deixasse a prisão e concorresse à Presidência na eleição do ano passado.

Zanin, de 47 anos, é casado com a também advogada Waleska Teixeira Martins, que por sua vez é filha de Roberto Teixeira, também advogado e que é amigo pessoal e compadre de Lula.

(Por Ricardo BritoTexto de Eduardo SimõesEdição de Pedro Fonseca)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário