STF condena Collor a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro

Publicado em 31/05/2023 18:46

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram aplicar uma pena de 8 anos e 10 meses de prisão ao ex-presidente da República e ex-senador Fernando Collor de Mello em uma ação no âmbito da operação Lava Jato.

Collor já havia sido condenado no processo em sessões passadas de julgamento, e só faltava a definição da forma de cumprimento da pena, a chamada dosimetria, o que ocorreu nesta quarta-feira.

O ex-presidente foi considerado culpado pelos ministros do STF sob a acusação de receber, segundo denúncia do Ministério Público Federal (MPF), 29,9 milhões de reais em propina por negócios da BR Distribuidora, atual Vibra, então subsidiária da Petrobras. Foram oito votos a favor da condenação e dois pela absolvição.

Pela decisão, Collor terá de cumprir 8 anos, 10 meses e 90 dias de prisão em regime inicialmente fechado, além do pagamento de 90 dias de multa, no valor de 5 salários mínimos por dia. O montante têm como referência os salários mínimos vigentes à época dos fatos corrigidos monetariamente.

Ainda cabe recurso à condenação.

A Reuters não localizou de imediato o ex-presidente. Em nota divulgada anteriormente, a defesa reiterou "sua convicção de que o ex-presidente da República Fernando Afonso Collor de Mello não cometeu crime algum e tem plena confiança de que até a proclamação do resultado final essa convicção vai prevalecer".

(Reportagem de Ricardo Brito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário