BNDES diz que Fazenda concordou com dividendo de 25% a ser pago em 2023
SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) acordou com o Ministério da Fazenda o repasse neste ano de 25% do lucro obtido no ano passado, disse o diretor de planejamento do banco, Nelson Barbosa, nesta terça-feira.
Com isso, o BNDES deve pagar cerca de 10 bilhões de reais ao governo em 2023, em vez dos 24 bilhões de reais previstos anteriormente, disse Barbosa a jornalistas em São Paulo, acrescentando que o banco discute com o ministério a vinculação do percentual de 25% para além deste ano.
Barbosa ainda afirmou, em apresentação do resultado do primeiro trimestre do banco de fomento, que o BNDES negocia com a Fazenda o alongamento de pré-pagamento ao Tesouro Nacional de 23 bilhões de reais no final do ano referentes a empréstimos feitos no passado para capitalizar a instituição.
Segundo os diretores do BNDES, a crise da Americanas, varejista que entrou em recuperação judicial no início deste ano após rombo contábil, elevou a demanda por crédito, o que seria um fator a favor da renegociação.
Barbosa afirmou, porém, que o assunto depende de análise do Tribunal de Contas da União.
(Por André Romani)
0 comentário
Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA