Amorim chega à Ucrânia para levar a Zelenskiy proposta de Lula por negociação de paz
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que seu assessor especial de política externa, Celso Amorim, já está na Ucrânia para conversar com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, como parte dos esforços do governo brasileiros por negociações de paz a serem mediadas por um grupo de países sem envolvimento direto no conflito.
"O companheiro Celso Amorim está na Ucrânia hoje. Ele andou 12 horas de trem para chegar na Ucrânia, para encontrar com o presidente Zelenskiy", disse Lula a jornalistas após reunião bilateral com o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, em Brasília.
"E como o Celso Amorim é o mais experiente diplomata do Brasil, na minha opinião, e um dos melhores do mundo, eu acho que se ele colocar em prática tudo o que ele aprendeu em 60 anos de diplomacia, ele pode trazer boas notícias para nós aqui no Brasil."
Lula voltou a condenar a ocupação territorial promovida pela Rússia na Ucrânia e afirmou que a melhor "arma" para encerrar a guerra é conversar.
Declarações anteriores de Lula pedindo que países aliados de Kiev parem de enviar armas à Ucrânia para evitar um prolongamento da guerra com a Rússia foram criticadas por nações ocidentais, em especial os Estados Unidos.
"Eu acho que a hora é hora de diplomacia. Não é hora de guerra. Todo mundo sabe que o Brasil condenou a ocupação territorial da Ucrânia. Todo mundo sabe o que o Brasil pensa a respeito disso", afirmou nesta terça.
O primeiro-ministro holandês, por sua vez, defendeu que não haja concessões que afetem a soberania ucraniana. Em visita de três dias ao Brasil, Rutte expôs a posição europeia sobre a necessidade de proteger a Ucrânia da agressão russa.
"A Holanda apoiará a Ucrânia pelo tempo que for necessário", disse o primeiro-ministro em entrevista coletiva após o encontro com Lula, acrescentando que Kiev teria caído em semanas caso não fosse ajudada por outros países.
Lula já vinha insistindo em uma saída negociada para a guerra, a ser tocada por um grupo de países que sejam capazes de conversar tanto com o presidente russo, Vladimir Putin, quanto com o ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.
"Nós precisamos encontrar alguém que consiga discutir a paz. E o Brasil está disposto a fazer isso", disse Lula nesta terça.
O ex-chanceler Amorim, que já se reuniu com Putin na Rússia -- na ocasião o assessor especial disse que as portas para uma negociação não estavam "totalmente fechadas" --, vai conversar na quarta-feira com o presidente ucraniano.
Na semana passada, a embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Linda Thomas-Greenfield, incentivou o Brasil a incluir a Ucrânia em qualquer iniciativa para negociar o fim da "guerra de agressão da Rússia".
Em visita ao Brasil, Thomas-Greenfield disse que expressou a autoridades do país o desapontamento dos EUA com as declarações sobre a guerra, referindo-se aos pedidos de Lula que países parassem de armar a Ucrânia para permitir o início das negociações de paz.
(Por Anthony Boadle, Maria Carolina Marcello e Lisandra Paraguassu)
1 comentário
Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA
Aloísio Brito Unaí - MG
Palhaço! Gastando nosso dinheiro em vão com a única intensão de se promover mundialmente. Não possuem nenhuma credibilidade para esse tipo de relação diplomática.
Sr. ALOÍSIO BRITO ... ISSO É MAIS UMA "CORTINA DE FUMAÇA" !!
O Celso Amorim em tempos passados, nos governos petistas, ocupou cargos mais relevantes. Hoje é um "band aid" das kHGADAS do DILMO. Ele está exercendo a função de "curar" os estragos de um " Alzheimer" de plantão.
Sou um velho matuto, que escreve todos os dias nesse espaço, quando posso. Mas, há um bom tempo, uso o dicionário Houaiss, GOOGLE e, muitas outras ferramentas para tentar me expressar corretamente. Ocorre, que sinto o "PESO" do tempo sobre minha estrutura existencial.
Agora, imagine se esses personagens, que vemos a décadas, usufruindo de um papel de protagonistas do destino da nação, sem terem as capacidades mínimas, como essa "incapacidade" vai sobressair diante dos fatos.
Esse atual governo, vai mostrar a que veio "sem véu" ... Logo, logo !!!
Sei que posso ser taxado de "chato"!
Paciência ..., mas, vou deixar aqui ... um pensamento.
Somos uma espécie superior, a única que tem a capacidade de pensar... Logo somos o Homo sapiens. Nos diferimos das demais espécies do Reino Animal pela presença de autoconsciência, racionalidade e sapiência.
Mas, aí vem aquela pergunta, que incomodou muitos adversários políticos nos anos 2019/2022....
Qual é mesmo a pergunta? .... E DAÍ ?
Por que essa simples pergunta (E DAÍ?) incomodou tanto?
São tantos os fatores que fica impossível nominá-los. Agora, devemos nos perguntar: por que estão ocorrendo esses fatos?
Na humilde visão de um velho matuto (atacado de cataratas): O BRASIL NUNCA FOI UMA DEMOCRACIA DE FATO!
QUEM VOTA NÃO TEM O PODER DE DEMITIR SEU REPRESENTANTE!!!
SE ... O PODER EMANA DO POVO!!! ... POR QUE O POVO TEM O PODER DE ELEGER SEU REPRESENTANTE ..., MAS, NÃO TEM O PODER DE DESELEGER???
ESTOU DIZENDO, SEM ESPERAR O PRAZO DE 4 ANOS PARA DEPUTADO FEDERAL & DE 8 ANOS PARA SENADOR ... Isso se estende a nível estadual e municipal. Tanto na esfera legislativa como executiva. Quanto ao judiciário... Ah! Esse é um caso à parte.
HAJA VISTA, QUE MEDIDAS (LEIS) DELETÉRIAS À SOCIEDADE CAUSAM MAU DESDE O PRIMEIRO INSTANTE...
POR QUE "SOMOS OBRIGADOS" A ESPERAR TODO ESSE TEMPO?
NOSSAS VIDAS NÃO TÊM O TEMPO DE UMA TARTARUGA!!! QUE PODEM ATINGIR SÉCULOS DE IDADE.
QUEREMOS, PODER DE DECIDIR, CONFORME O TEMPO DE NOSSAS VIDAS!!! ... JÁ!... AGORA!!!
ISSO PORQUE, AS MEDIDAS DECIDIDAS NESSAS CASAS DE LEIS, INFLUENCIAM DIRETAMENTE OS QUE VIVERAM, QUE VIVEM E, QUE VIVERÃO.
INFELIZMENTE NOSSA SOCIEDADE NÃO ENTENDE ESSA DINÂMICA.
VIVENCIO ISSO NO MEU MUNICÍPIO!!! ... INFELIZMENTE!
ACHO QUE ESSE PENSAMENTO DEVA SER SOPESADO ...
Sr Paulo Rensi, o compreendo perfeitamente e, concordo.
Só vaidade pessoal do Lula, com a intenção de se projetar no cenário internacional--- NAO VAI CONSEGUIR NADA, ou seja será um episódio que reduzirá o brilho dele
Falando em presidente do Brasil eu vou ser o novo vou passar por cima do Lula do bolsonaro da bolsa de Chicago
E vou colocar as raposas longe do galhiero