Reuters: Lula avalia isenção de IR para participação nos lucros dos trabalhadores

Publicado em 01/05/2023 14:24 e atualizado em 01/05/2023 14:55

Logotipo Reuters

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira, Dia do Trabalhador, que seu governo estuda conceder uma isenção da cobrança de imposto de renda sobre a participação nos lucros de empregados.

Em discurso no Ato de 1º de Maio das Centrais Sindicais em São Paulo, Lula afirmou que a medida pode ser concretizada no próximo ano, sem fornecer detalhes.

"Os trabalhadores se preparem, porque a pedido das centrais sindicais, nós começamos a estudar: se o patrão não paga imposto de renda sobre o lucro, se o patrão não paga imposto de renda sobre os dividendos que ele recebe, por que os trabalhadores têm que pagar imposto no PLR?", questionou o presidente que iniciou sua vida política no movimento sindical.

"Nós estamos estudando, quem, sabe para o próximo ano, da mesma forma que um patrão que ganha milhões não paga sobre o lucro, o trabalhador não pode pagar imposto de renda sobre a participação dele no lucro da empresa."

O presidente também comentou a recentemente anunciada decisão do governo de aumentar a faixa de isenção do Imposto de Renda de Pessoa Física, que passa de 1.903 reais para 2.640 reais, reforçando a promessa de ampliar a faixa para 5 mil reais até o fim de seu mandato.

Lula lembrou ainda do novo valor do salário mínimo, em 1.320 reais, fixado por medida provisória que passa a vigorar nesta segunda-feira. Também reafirmou que encaminhará ao Congresso um projeto de lei estabelecendo nova dinâmica de reajuste real do salário mínimo de forma permanente.

A tradicional participação de Lula no evento sindical em comemoração ao 1º de Maio contrasta com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro em um dos maiores eventos do setor agropecuário, grupo que apoiou Bolsonaro em peso nas eleições de 2018.

(Texto de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário