Demanda lenta por aço na China puxa queda dos preços do minério de ferro

Publicado em 25/04/2023 07:59

Logotipo Reuters

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram para uma mínima de mais de quatro meses nesta terça-feira, uma vez que a fraca demanda por aço na China levou as usinas a reduzirem a produção, aumentando a possibilidade de um excesso de oferta da matéria-prima siderúrgica.

O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com queda de 1,9%, a 711 iuanes (102,85 dólares) a tonelada, tendo atingido anteriormente 710,50 iuanes, o menor nível desde 20 de dezembro.

O contrato de referência do minério de ferro para maio na Bolsa de Cingapura caiu 0,8%, para 103,05 dólares a tonelada. Mais cedo, chegou a atingir 102,35 dólares, a menor cotação desde o início de dezembro.

Algumas usinas na China, maior produtora mundial de aço, agora prejudicadas pela fraca demanda por aço e uma queda nos preços "começaram a limitar ativamente a produção", disseram analistas da Sinosteel Futures em nota.

De acordo com a consultoria da indústria e provedora de dados Mysteel, cerca de 52 dos 126 altos-fornos em Tangshan, a principal cidade siderúrgica da China, entraram em manutenção.

O minério de ferro spot com teor de 62% para entrega na China caiu para 107 dólares a tonelada nesta terça-feira, 3 dólares abaixo do registrado na véspera, que por sua vez representava a menor cotação desde o início de dezembro, de acordo com a consultoria SteelHome.

O investimento em infraestrutura na China aumentou 8,8% ano a ano no primeiro trimestre, ao passo que o investimento no setor imobiliário caiu 5,8%.

O setor de infraestrutura da China pode continuar se beneficiando este ano dos projetos iniciados no final de 2022, embora o crescimento possa enfraquecer em 2024 se nenhum projeto de grande escala começar este ano, disse a Associação Mundial do Aço em um relatório trimestral na semana passada.

Espera-se que o setor manufatureiro do país mostre apenas uma recuperação moderada em 2023-2024, com desaceleração das exportações, disse o grupo com sede em Bruxelas.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário