Minério de ferro amplia perdas diante de menor demanda da China e aumento da oferta

Publicado em 24/04/2023 08:29

Logotipo Reuters

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro caíram para o nível mais baixo em mais de quatro meses nesta segunda-feira, uma vez que a fraca demanda por aço na China provocou uma desaceleração da produção, ao mesmo tempo em que as últimas divulgações das principais mineradoras sinalizaram ampla oferta do ingrediente siderúrgico.

O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com queda de 3,1%, a 721,50 iuanes (104,69 dólares) a tonelada. Mais cedo, o contrato caiu para 715,50 iuanes, a menor cotação desde 21 de dezembro.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência em maio chegou a recuar até 4,9%, para 102,80 dólares a tonelada, a menor cotação desde o final de novembro.

As referências do aço na Bolsa de Futuros de Xangai também caíram, com o vergalhão caindo 3,6%, ao nível mais fraco desde novembro, enquanto a bobina a quente perdeu 3,7%.

"Apesar da temporada de construção em andamento (na China), os preços do aço continuaram caindo em meio à demanda fraca e estoques crescentes", disseram estrategistas de commodities da ANZ em nota.

Mais de 40% dos fornos de aço em Tangshan, a maior cidade produtora de aço da China na província de Hebei, entraram em manutenção, reduzindo a demanda de minério de ferro, disseram eles.

O minério de ferro também perdeu apoio do lado da oferta.

O grupo Fortescue Metals manteve sua projeção de embarques para o acumulado do ano, apesar de um ciclone neste mês que interrompeu as exportações do centro de minério de ferro da Austrália.

A Rio Tinto reafirmou sua previsão anual de embarques de minério de ferro depois de relatar um salto de 15,4% melhor que o esperado nas exportações do primeiro trimestre da Austrália Ocidental.

A brasileira Vale, enquanto isso, divulgou um aumento de 5,8% em relação ao ano anterior na produção de minério de ferro no primeiro trimestre, enquanto o grupo BHP reiterou sua previsão anual para a produção de minério de ferro da Austrália Ocidental.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário