ArcelorMittal e Casa dos Ventos investirão em parque eólico de US$800 mi na Bahia
Por Letícia Fucuchima
SÃO PAULO (Reuters) - A siderúrgica ArcelorMittal e a geradora de energia renovável Casa dos Ventos anunciaram nesta terça-feira a criação de uma joint venture para um parque de energia eólica na Bahia, com potência de 554 megawatts (MW) e investimentos totais de 800 milhões de dólares.
Localizado no Complexo Babilônia, em desenvolvimento pela Casa dos Ventos, o projeto será responsável por fornecer 38% das necessidades totais de eletricidade da ArcelorMittal no Brasil em 2030, representando um avanço importante de descarbonização do consumo elétrico da empresa no país.
Segundo o comunicado das empresas, a unidade brasileira da ArcelorMittal terá participação de 55% na joint venture, com a Casa dos Ventos detendo os 45% restantes. O investimento total de capital por parte da ArcelorMittal será 150 milhões de dólares.
Também como parte do acordo, a siderúrgica firmará um contrato de compra de energia do empreendimento com prazo 20 anos.
O presidente-executivo da ArcelorMittal, Aditya Mittal, afirmou que o empreendimento vem em um momento de expansão da empresa no mercado brasileiro, com a aquisição da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), e de busca pelo cumprimento de metas de sustentabilidade.
"Além de fazer sentido para o clima, este projeto faz sentido financeiro e operacional. Ele reduz os custos de eletricidade e fornece segurança energética para nossos negócios brasileiros e proporcionará retornos atraentes e consistentes no longo prazo", disse o executivo, em nota.
O projeto Babilônia está atualmente em fase de licenciamento ambiental e regulatório, com obras previstas para começar ainda este ano e comissionamento operacional em 2025.
A transação entre as empresas já foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e será concluída nos próximos 15 dias.
0 comentário
China intensificará medidas anticíclicas para melhorar economia, diz premiê
Ibovespa hesita na abertura com expectativa por pacote fiscal
Dólar recua na abertura em linha com o exterior após escolha de Trump para o Tesouro
Mercado eleva projeções para Selic e inflação em 2025, com alta do dólar, mostra Focus
Kremlin diz que círculo de Trump fala sobre acordo de paz na Ucrânia enquanto Biden amplia conflito
Minério de ferro sobe com cenário mais sólido para o aço, mas tensões comerciais limitam ganhos