Reuters: Em Xangai, Lula defende transações sem dólar no comércio global e no banco dos Brics

Publicado em 13/04/2023 08:12

Logotipo Reuters

XANGAI (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira em Xangai que o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) mostra que a união dos países emergentes é capaz de gerar mudanças sociais e econômicas relevantes para o mundo e defendeu transações sem dólar no comércio global e na instituição criada pelos Brics.

Lula fez os comentários ao discursar em cerimônia que marcou a posse da ex-presidente Dilma Rousseff no NBD, criado durante a gestão da petista no Planalto para ser um instrumento multilateral de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os Brics.

Lula afirmou que o banco tem grande potencial "na medida em que liberta os países emergentes da submissão às instituições financeiras tradicionais, que pretendem nos governar".

Lula defendeu que o NBD tenha uma moeda para financiar o intercâmbio comercial entre Brasil e China -- o país asiático é o maior parceiro comercial brasileiro --, driblando o uso do dólar.

"Por que um banco como os Brics não pode ter uma moeda que possa financiar a relação comercial entre Brasil e China, entre Brasil e os outros países?", disse Lula.

A viagem de Lula à China vai até sexta, quando se encontra com o mandatário chinês Xi Jimping em Pequim, e visa azeitar as relações com o maior mercado de exportação para o Brasil e buscar novos investimentos após os anos de governo Jair Bolsonaro, de distanciamento e ataques ao país asiático.

(Reportagem de Leonardo Benassatto e Leandra Paraguassu)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário