Exportações da China têm alta inesperada, mas economistas alertam para fraqueza à frente
Por Joe Cash e Ellen Zhang
PEQUIM (Reuters) - As exportações da China aumentaram inesperadamente em março, com as autoridades sinalizando aumento da demanda por veículos elétricos, mas analistas alertaram que a melhora reflete em parte o fato de fornecedores estarem recuperando as encomendas atrasadas após os problemas causados pela Covid-19 no ano passado.
As exportações em março dispararam 14,8% em relação ao ano anterior, interrompendo cinco meses consecutivos de quedas e surpreendendo economistas, que previam uma queda de 7,0% em pesquisa da Reuters.
Mas analistas dizem que o salto provavelmente está relacionado à pressa dos exportadores para atender a uma carteira de pedidos que foi afetada pela pandemia nos últimos meses, e alertaram que as perspectivas para a demanda global permanecem fracas.
"A onda de surtos de Covid em dezembro e janeiro provavelmente esgotou os estoques das fábricas. Agora que as fábricas estão operando com capacidade total, elas recuperaram os pedidos acumulados do passado", disse Zhiwei Zhang, economista-chefe da Pinpoint Asset Management.
"É improvável que o crescimento forte das exportações se sustente, dadas as fracas perspectivas macro globais", acrescentou.
Enquanto isso, as importações caíram menos do que o esperado, com economistas apontando uma aceleração na compra de produtos agrícolas, especialmente soja.
As importações caíram apenas 1,4%, contra previsão de queda de 5,0% e contração de 10,2% nos dois meses anteriores. Os aumentos nas importações de petróleo bruto, minério de ferro e soja no mês foram compensados por uma queda nas importações de cobre.
Lv Daliang, porta-voz da Administração Geral das Alfândegas, atribuiu a surpresa à força na demanda por veículos elétricos, produtos solares e baterias de lítio.
No entanto, ele alertou que as condições podem piorar daqui para frente.
"O ambiente externo ainda é grave e complicado no momento", disse Lv a repórteres em Pequim na quinta-feira. "A demanda externa lenta e os fatores geopolíticos trarão maiores desafios para o desenvolvimento comercial da China", acrescentou.
0 comentário
Ibovespa opera estável com mercado à espera de pacote fiscal
China intensificará medidas anticíclicas para melhorar economia, diz premiê
Ibovespa hesita na abertura com expectativa por pacote fiscal
Dólar recua na abertura em linha com o exterior após escolha de Trump para o Tesouro
Mercado eleva projeções para Selic e inflação em 2025, com alta do dólar, mostra Focus
Kremlin diz que círculo de Trump fala sobre acordo de paz na Ucrânia enquanto Biden amplia conflito