Governo estuda usar fundo de petroleiras em programa de transição energética, diz Haddad
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que discutiu com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, a criação de um programa para fomentar a transição para uma matriz energética menos prejudicial ao meio ambiente por meio de um fundo de petroleiras.
"Tratei com o vice-presidente sobre estabelecer um programa para dedicar um fundo das petroleiras para a transição ecológica, por meio da renovação de frota de carros muito velhos, que precisam ser retirados de circulação, mediante indenização, para que a frota seja renovada em proveito do meio ambiente", disse Haddad em entrevista a jornalistas depois de se reunir com Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Haddad destacou que, como o valor está segregado em fundo já existente, o programa não faria uso de recursos novos. Porém, o ministro afirmou que as discussões ainda estão nos primeiros estágios e que ainda vai montar uma equipe para estudar o tema e dar um retorno para o vice-presidente.
A transição energética é um dos elementos não só da política ambiental do novo governo Lula, que tem reiterado seu compromisso com o combate às mudanças climáticas, mas também das atuais diretrizes do plano estratégico da Petrobras.
Na sexta-feira, a companhia disse que busca "a vanguarda global na transição energética, através da atuação internacional por meio de parcerias tecnológicas e operacionais".
(Por Victor Borges)
0 comentário
Wall St abre em alta após escolha de Trump para o Tesouro
Ibovespa opera estável com mercado à espera de pacote fiscal
China intensificará medidas anticíclicas para melhorar economia, diz premiê
Ibovespa hesita na abertura com expectativa por pacote fiscal
Dólar recua na abertura em linha com o exterior após escolha de Trump para o Tesouro
Mercado eleva projeções para Selic e inflação em 2025, com alta do dólar, mostra Focus