EUA visam conter influência da China nas instituições globais, diz Yellen

Publicado em 29/03/2023 15:21

Logotipo Reuters

Os Estados Unidos estão trabalhando duro para conter a influência da China nas instituições internacionais e nos empréstimos aos países em desenvolvimento, disse a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, nesta quarta-feira.

Yellen disse estar preocupada com algumas das atividades chinesas no âmbito global, particularmente em empréstimos para países em desenvolvimento.

"Estou muito preocupada com algumas das atividades que a China realiza globalmente, envolvendo países de maneiras que os deixam presos em dívidas e não promovem o desenvolvimento econômico", disse ela em uma audiência perante o Subcomitê de Estado, Operações Estrangeiras e Programas Relacionados do Comitê de Apropriações da Câmara dos Deputados.

A China gastou 240 bilhões de dólares socorrendo 22 países em desenvolvimento entre 2008 e 2021, com a quantia subindo nos últimos anos, à medida que mais lutam para pagar os empréstimos da iniciativa "Cinturão e Rota", mostrou um estudo publicado recentemente.

Quase 80% dos empréstimos foram feitos entre 2016 e 2021, principalmente para países de renda média, como Argentina, Mongólia e Paquistão, segundo relatório de pesquisadores do Banco Mundial, Harvard Kennedy School, AidData e Kiel Institute for the World Economy.

A China emprestou centenas de bilhões de dólares para construir infraestrutura em países em desenvolvimento, mas os empréstimos têm diminuído desde 2016, pois muitos projetos não pagaram os dividendos financeiros esperados.

A China está negociando reestruturações de dívidas com países como Zâmbia, Gana e Sri Lanka e tem sido criticada por atrasar os processos. Em resposta, o país pediu ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional que também ofereçam alívio da dívida.

(Por David Lawder)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário