Missão do Brasil na China tem acordos para compensação de transações sem uso do dólar

Publicado em 29/03/2023 09:41

Logotipo Reuters
SÃO PAULO (Reuters) - A missão do Brasil na China anunciou nesta quarta-feira acordos envolvendo a criação de mecanismos que podem facilitar o comércio entre ambos os países sem o uso do dólar.

O sino-brasileiro Bank of Communications BBM (Bocom BBM) assinou acordo para aderir ao China Interbank Payment System (Cips), o equivalente ao sistema de comunicação de transações entre bancos ocidentais Swift.

O Bocom BBM será o primeiro participante do Cips na América do Sul e a expectativa é redução de custos de transações comerciais com o câmbio direto entre real e a moeda chinesa renmimbi (RMB).

A missão brasileira também anunciou nesta quarta-feira que a sucursal brasileira do Industrial and Commercial Bank of China vai passar a atuar como banco de compensação do renmimbi no Brasil.

"As reduções das restrições ao uso do RMB objetiva promover ainda mais o comércio bilateral e facilitar investimentos com o RMB", afirmou a missão no documento.

(Por Eduardo Baptista, texto de Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário