BC britânico diz que está em alerta após turbulência no setor bancário
LONDRES (Reuters) - Autoridades do Banco da Inglaterra disseram nesta terça-feira que o banco central britânico está em alerta em meio à turbulência global no setor bancário, mas também afirmaram que o Reino Unido não está passando por estresse relacionado ao fechamento do Silicon Valley Bank e do Credit Suisse.
"Não acho que nenhum, e já dissemos isso, que nenhum desses recursos cause estresse no sistema bancário do Reino Unido", disse o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, ao Comitê do Tesouro no Parlamento.
"Estamos em um período de tensão e estado de alerta muito elevados."
Os mercados foram abalados nas últimas semanas pelo colapso do banco norte-americano Silicon Valley Bank, seguido pelas falências de outros credores regionais dos Estados Unidos e o resgate de emergência do histórico banco suíço Credit Suisse pelo rival UBS .
“É por isso que temos que permanecer incrivelmente vigilantes”, disse o vice-presidente do banco central, Dave Ramsden. “Vamos ficar de olho nos custos de financiamento bancário, quais podem ser as consequências disso para famílias e empresas, procurando igualmente outros fatores de risco, temos que permanecer incrivelmente vigilantes”.
Bailey disse que as recentes oscilações nos preços das ações de alguns bancos mostram que os investidores estão testando o setor.
"Acho que há movimentos nos mercados para, de certa forma, testar empresas", disse Bailey.
(Reportagem de Iain Withers e Sarah Young)
0 comentário
Wall St sobe e small-caps tocam recorde após Trump nomear secretário do Tesouro
Dólar fecha quase estável, ainda acima de R$5,80, apesar de exterior favorável
Taxas curtas de juros futuros sobem com expectativa por pacote fiscal e longas caem com influência externa
Wall St abre em alta após escolha de Trump para o Tesouro
Ibovespa opera estável com mercado à espera de pacote fiscal
China intensificará medidas anticíclicas para melhorar economia, diz premiê