Minério de ferro se recupera, mas nervosismo com demanda da China persiste

Publicado em 27/03/2023 09:01

Logotipo Reuters

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura se recuperaram nesta segunda-feira dos níveis de sobrevenda, embora os ganhos tenham sido limitados pela decepção dos traders principalmente com a fraca demanda por produtos de aço para construção na China.

Os preços de referência do ingrediente siderúrgico caíram na semana passada, atingindo os níveis mais baixos em mais de cinco semanas na Dalian Commodity Exchange da China e caindo abaixo de 120 dólares a tonelada na Bolsa de Cingapura.

Juntamente com o desânimo com a queda na demanda por produtos de aço para construção durante o que normalmente é uma alta temporada, o sentimento também foi enfraquecido pelas notícias de que a China, maior produtora mundial de aço, estava considerando cortar sua produção anual de aço bruto em cerca de 2,5% este ano, em linha com seu política de redução de emissões.

Os traders também estão atentos aos alertas frequentes dos reguladores chineses contra a especulação excessiva do mercado e o acúmulo de minério de ferro, já que os preços subiram dramaticamente desde as mínimas de outubro devido às expectativas de forte demanda da economia chinesa em recuperação.

Essa "tempestade perfeita de fatores pessimistas" derrubou os preços, e o minério de ferro "agora parece e aparenta muito sobrevendido", disse o diretor-gerente da Navigate Commodities, Atilla Widnell.

O minério de ferro mais negociado em maio na bolsa de Dalian encerrou o comércio diurno com alta de 2,2%, a 873,50 iuanes (127,00 dólares) a tonelada, depois de cair por sete pregões consecutivos.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de referência do minério de ferro em abril subiu 0,4%, para 120,15 dólares a tonelada.

Outros insumos siderúrgicos de Dalian também ficaram mais firmes, com carvão metalúrgico e coque registrando altas de 0,5% e 0,9%, respectivamente.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário