OTAN critica Putin por retórica nuclear "perigosa e irresponsável"
Por Dan Peleschuk
KIEV (Reuters) - A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) criticou neste domingo Vladimir Putin pelo que chamou de retórica nuclear "perigosa e irresponsável", um dia depois de o presidente russo dizer que planeja posicionar armas nucleares táticas em Belarus.
Putin comparou o movimento anunciado no sábado com o dos EUA ao posicionar suas armas na Europa, insistindo, apesar disso, que a Rússia não violará o compromisso de não proliferação nuclear.
Embora não seja inesperado, o anúncio é um dos sinais nucleares mais claros da Rússia desde o início da invasão da Ucrânia há 13 meses, e, em resposta a isso, a Ucrânia pediu uma reunião emergencial do Conselho de Segurança da ONU.
Enquanto Washington, a outra superpotência nuclear do mundo, minimizou o anúncio de Putin, a Otan disse que a promessa de não proliferação do presidente russo e sua descrição do uso de armas dos EUA no exterior estavam muito equivocadas.
"A menção da Rússia ao compartilhamento nuclear da Otan é totalmente enganosa. Os aliados da Otan agem com total respeito a seus compromissos internacionais", disse a porta-voz da Otan, Oana Lungescu, em comentários enviados por e-mail à Reuters neste domingo.
(Reportagem de Dan Peleschuk e escritórios da Reuters; Reportagem adicional de Foo Yun Chee em Bruxelas)
0 comentário
Wall St sobe e small-caps tocam recorde após Trump nomear secretário do Tesouro
Dólar fecha quase estável, ainda acima de R$5,80, apesar de exterior favorável
Taxas curtas de juros futuros sobem com expectativa por pacote fiscal e longas caem com influência externa
Wall St abre em alta após escolha de Trump para o Tesouro
Ibovespa opera estável com mercado à espera de pacote fiscal
China intensificará medidas anticíclicas para melhorar economia, diz premiê