Bancos da zona do euro são resilientes, BCE pode fornecer liquidez se necessário, diz Lagarde
BRUXELAS (Reuters) - A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, disse a líderes da União Europeia que os bancos da zona do euro são resilientes porque têm fortes posições de capital e liquidez, mas que o BCE pode fornecer liquidez se necessário, disseram autoridades da UE na sexta-feira.
Lagarde estava apresentando sua avaliação dos desenvolvimentos econômicos e financeiros aos líderes da UE, enquanto as ações dos bancos europeus caíam acentuadamente, com o Deutsche Bank e o UBS pressionados por preocupações de que os movimentos de reguladores e dos bancos centrais ainda não tenham contido os piores problemas.
"O setor bancário da zona do euro é resiliente porque tem fortes posições de capital e liquidez", disse Lagarde segundo autoridades da UE na reunião.
"O setor bancário da zona do euro é forte porque aplicamos a todos eles as reformas regulatórias acordadas internacionalmente após a crise financeira global", disse ela.
"O kit de ferramentas do BCE está totalmente equipado para fornecer liquidez ao sistema financeiro da zona do euro, se necessário", disse ela.
(Reportagem de Jan Strupczewski)
0 comentário
Wall St sobe e small-caps tocam recorde após Trump nomear secretário do Tesouro
Dólar fecha quase estável, ainda acima de R$5,80, apesar de exterior favorável
Taxas curtas de juros futuros sobem com expectativa por pacote fiscal e longas caem com influência externa
Wall St abre em alta após escolha de Trump para o Tesouro
Ibovespa opera estável com mercado à espera de pacote fiscal
China intensificará medidas anticíclicas para melhorar economia, diz premiê