BC mantém Selic em 13,75% e prega cautela em meio a volatilidade e piora em expectativas

Publicado em 22/03/2023 18:46

Logotipo Reuters

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central decidiu nesta quarta-feira manter a Selic em 13,75% ao ano e ressaltou que a conjuntura marcada por alta volatilidade nos mercados e expectativas de inflação desancoradas demanda maior atenção na condução da política monetária, apesar de uma redução de incerteza no quadro fiscal de curto prazo.

"Os episódios envolvendo bancos nos EUA e na Europa elevaram a incerteza e a volatilidade dos mercados e requerem monitoramento", informou o comunicado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

"Em paralelo, dados recentes de atividade e inflação globais se mantêm resilientes e a política monetária nas economias centrais segue avançando em trajetória contracionista".

Sem que o governo tenha ainda anunciado o seu novo arcabouço fiscal, o BC manteve a referência à incerteza sobre o arcabouço como um risco altista para a inflação.

A manutenção da taxa básica de juros pela quinta reunião consecutiva foi decidida por unanimidade pela diretoria do BC e está em linha com a expectativa do mercado, de acordo com pesquisa Reuters, segundo a qual todos os 30 economistas consultados esperavam continuidade da Selic no mesmo nível.

O segundo encontro do Copom após o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva ocorreu em meio ao prosseguimento das críticas do presidente à condução da política monetária, além de uma mudança no cenário externo com sinais de uma crise bancária global.

A opção pela manutenção da Selic ocorreu horas após o Banco Central dos Estados Unidos ter anunciado uma elevação em sua meta de juros em 0,25 ponto percentual, afirmando ser possível “algum” aperto adicional à frente em sua estratégia para conter a inflação.

Com a decisão, o BC manteve a Selic a um patamar 11,75 pontos acima da mínima histórica de 2% ao ano, atingida em meio à pandemia de Covid-19 e que vigorou até março de 2021. A taxa básica segue no nível mais alto desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário