Lucro da Copel sobe 57,4% no 4º tri, a R$396,2 mi

Publicado em 22/03/2023 09:03

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica paranaense Copel registrou um lucro líquido de 624 milhões de reais no último trimestre de 2022, 57,4% acima do reportado um ano antes, conforme balanço divulgado na noite de terça-feira.

Contribuíram para o aumento do lucro a melhora dos desempenhos em geração, transmissão e distribuição e um acréscimo de 328,0 milhões de reais na rubrica "Imposto de Renda e Contribuição Social", devido à dedução de valores em razão do pagamento de Juros sobre Capital Próprio, disse a Copel.

Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) caiu 4,3% no trimestre, para 902,1 milhões de reais, afetado pela reclassificação de um litígio em arbitragem protegida por sigilo e confidencialidade, com efeito de 453 milhões de reais em provisões. Excluindo esse e outros itens não recorrentes, o Ebitda trimestral subiu 37,3%, a 1,4 bilhão de reais.

Os números da elétrica estatal, que está em processo de privatização, foram impulsionados por desempenhos positivos nas subsidiárias de geração e transmissão e de distribuição, além de uma melhora do resultado da distribuidora de gás Compagas.

Já do lado negativo, a Copel destacou o não acionamento da usina termelétrica Araucária no último trimestre de 2022, em razão das condições hidrológicas mais favoráveis, o que reduziu a receita de suprimento de energia.

Com isso, a Copel encerrou o ano de 2022 com um lucro líquido de 1,1 bilhão de reais, 77,2% menor que o registrado um ano antes.

O indicador foi afetado por itens não recorrentes, com destaque para a provisão para destinação de créditos de PIS e Cofins, com impacto no Ebitda e no resultado financeiro, e pelo reconhecimento no ano anterior da compensação pela repactuação do risco hidrológico de suas usinas hidrelétricas.

(Por Letícia Fucuchima)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário