Haddad faz apresentação detalhada de arcabouço fiscal a Lula, anúncio deve ocorrer na próxima semana

Publicado em 17/03/2023 18:27

Logotipo Reuters

Por Lisandra Paraguassu

 

 

BRASÍLIA (Reuters) - A discussão sobre o novo arcabouço fiscal, apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, continuará em uma reunião da Junta Orçamentária na segunda-feira e o texto final deve ser divulgado antes da viagem do presidente a China no dia 24, disseram à Reuters duas fontes que acompanharam a discussão.

Segundo as fontes, que falaram sob condição de anonimato, Haddad fez uma apresentação detalhada da proposta durante as quase três horas de reunião, e abriu o tema para discussão. Não houve nenhum anúncio oficial, o que deve acontecer apenas depois de o presidente dar a aprovação final.

Além de Haddad e Lula, a reunião contou com a presença dos ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente Geraldo Alckmin; da Casa Civil, Rui Costa; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Lula recebeu a proposta preparada pela equipe econômica na quarta-feira e afirmou que gostaria de ter o projeto definido antes da viagem à China no dia 24 deste mês. No mesmo dia, Haddad disse que Lula decidiria se a proposta do governo para o novo arcabouço será divulgada antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, marcada para a semana que vem.

O encontro do colegiado começa na terça-feira e termina na quarta-feira, dia 22, quando o BC divulgará a Selic (a taxa básica de juros), atualmente em 13,75% ao ano.

A expectativa é que a tramitação da proposta seja debatida com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), durante a viagem de Lula a China. Os dois parlamentares acompanharão o presidente, assim como o ministro da Fazenda.

A Junta Orçamentária que vai debater a proposta na segunda-feira é formada pelo próprio ministro da Casa Civil mais os titulares da Fazenda e do Planejamento e Gestão, além de outros integrantes da equipe econômica.

De acordo com Haddad, o arcabouço fiscal será uma regra nova de acompanhamento das contas públicas que dará um "horizonte sustentável", mas não será uma regra de dívida. Segundo ele o governo procurou fazer uma combinação entre a Lei de Responsabilidade Fiscal e o teto de gastos "que afasta os defeitos" desses instrumentos.

 

(Reportagem adicional de Bernardo Caram)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Denis Augusto de Sousa Orizona - GO

    Mais uma cortina de fumaça do ex-presidiário Lula, usa nomenclatura de arcabouço fiscal só pra imbromar, isso mostra toda incompetência dessa turma do pt que ao longo dos anos vem se aproveitando dos produtores brasileiros, desde os casos da soja contaminada pós ferrugem no ano de 2004 e agora vaca-louca só se beneficiam do caos são aproveitadores nunca pensaram no bem do Brasil

    8
    • Elvio Zanini Sinop - MT

      O que se Espera desse Novo Govêrno; Devemos Olhar o Passado entre 2003 e 2015 , Onde foram os Bilhões de Dóllares aplicados fora do Brasil , Na África e América Latina,

      7
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Existe um velho ditado: "A história se repete".

      Então ... Quando você lê sobre o comunismo da URSS, China, Cuba, Coréia do Norte e outros endereços. Nota-se que há uma "tendencia" de derivativos, ou seja, mudanças sutis. Mas, o resultado é sempre o mesmo, alcançar o objetivo final: AUTORITARISMO & PERPETUAÇÃO NO PODER !!!

      Aqui, nesse país ao Sul do Equador, vivenciamos fatos estranhos. Embora sejamos uma civilização jovem, com apenas 500 anos do descobrimento, notamos que essas ocorrências são antagônicas ao nosso senso comum.

      Por mais que tentem nos amedrontar, com bichos papões travestidos de antidemocráticos ou marginais terroristas, ou com qualquer outra coisa que valha. Mantemos acreditando no nosso senso comum. Senso este lapidado no seio de nossas famílias, pois é ali que a educação ocorre.

      Os sucessivos governos progressistas usam como meta, a cooptação das escolas e universidades do país, para ali modelar as mentes dos jovens às ideologias socialistas/comunistas. Graças ao pilar "família", não têm tido muito sucesso.

      Daí o interesse em desestabilizar esse pilar, através de políticas públicas, quando estão no poder.

      Senhores, não existe trégua. Devemos SEMPRE estar na trincheira, combatendo todo e qualquer ato dessa extrema esquerda, maléfica ao Brasil e aos brasileiros.

      7
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Esse texto é parte de um artigo editado na GAZETA DO POVO de autoria do antropólogo Flavio Gordon. O artigo trata da teoria Darwiniana da Evolução das Espécies.

      "Chama a atenção a naturalidade com que, nos meios cultos europeus da virada do século 19 para o 20, sobretudo entre progressistas, evolucionistas e anticristãos, evocava-se o tempo todo o problema das "raças inferiores". Dez anos antes da publicação de A Origem das Espécies, por exemplo, ninguém menos que Karl Marx e Friedrich Engels propunham o "extermínio total" de povos tidos por historicamente atrasados (e politicamente reacionários), a quem os pais do comunismo atribuíam o rótulo de "lixo racial" (Völkerabfälle). A expressão original em alemão que aqui traduzo por "extermínio total" é gänzlichen Vertilgung, sendo que o último termo, um substantivo feminino, denota especificamente o extermínio de pragas e insetos".

      Agora que você leu, atente para os dois nomes: Karl Marx e Friedrich Engels. Pois é, esses senhores são os responsáveis pela doutrina do socialismo/comunismo que assola grande parte do globo terrestre.

      Ah! Quanto ao sentimento de vingança, expressado por termos da "espécie" de ex-presidiário, fica claro que o "cerne" dos ensinamentos da dupla, ainda tem seus seguidores.

      Independe do cargo que ocupa ... MÔRO ???

      4