Ibovespa recua com exterior negativo e balanços em dia de opções

Publicado em 17/03/2023 11:58

Logotipo Reuters

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuava nesta sexta-feira, acompanhando o tom negativo em praças acionárias nos Estados Unidos, com a temporada de resultados colocando Energisa entre as maiores quedas após resultado trimestral, mas destacando Ecorodovias na ponta positiva após alta no lucro recorrente.

Investidores continuam monitorando o noticiário referente ao setor bancário global, mas também se preparam para decisões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos e eventual anúncio da nova regra fiscal no país na próxima semana.

Às 10:53, o Ibovespa caía 1,18%, a 102.215,61 pontos, caminhando para um declínio de 1,35% na semana. O volume financeiro somava 4 bilhões de reais, em pregão também marcado por vencimento de opções sobre ações na B3.

Em Nova York, o S&P 500 recuava 0,42% com investidores ainda melindrados com o noticiário recente no setor bancário, repercutindo também dados econômicos enquanto ajustam posições, no aguardo do desfecho da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), que acontece nos dias 21 e 22 de março.

No cenário doméstico, a equipe da Tullett Prebon Brasil destacou que as atenções estão todas voltadas para o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a equipe econômica para detalhamento da nova regra fiscal.

Lula se reúne a partir das 15h com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente Geraldo Alckmin; da Casa Civil, Rui Costa; do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

O presidente recebeu a proposta preparada pela equipe econômica na quarta-feira, e afirmou que queria ter o projeto definido antes da viagem para a China no dia 24.

DESTAQUES

- ENERGISA UNIT recuava 8,25%, a 36,68 reais, mesmo após reportar crescimento de 35% no lucro líquido ajustado recorrente do quarto trimestre frente ao mesmo período do ano anterior, para 535,1 milhões de reais. A receita operacional líquida sem receita de construção caiu 18% ano a ano e o endividamento líquido subiu 45,4%. A elétrica aprovou 325,7 milhões de reais em dividendos.

- EZTEC ON perdia 7,65%, a 13,77 reais, conforme a construtora divulgou na véspera queda de 56,5% no lucro líquido do quarto trimestre de 2022 ante o mesmo período do ano anterior, a 31,5 milhões de reais, diante de uma forte queda de margem gerada por provisão após uma entrega de projeto em São Paulo atrasar. O grande destaque negativo foi a margem bruta da empresa, que cedeu 19 pontos percentuais, a 24,8%.

- CYRELA ON caía 5,15%, a 15,11 reais, com o balanço do período de outubro a dezembro mostrando lucro líquido de 208 milhões de reais, queda de 4,5% sobre o desempenho do mesmo período de 2021, diante de alta marginal nas receitas, queda na margem bruta e queima de caixa. A construtora teve uma queima de caixa de 54 milhões de reais nos três últimos meses do ano passado.

- ECORODOVIAS ON avançava 15,82%, a 5,49 reais, conforme o lucro recorrente no quarto trimestre da operadora de concessões de infraestrutura somou 194,5 milhões de reais, alta de 180,6% frente ao mesmo período do ano anterior, em desempenho puxado pelo resultado operacional, ainda que os custos tenham mostrado elevação.

- 3R PETROLEUM ON subia 10,18%, a 29,97 reais, após divulgar que a Petrobras ratificou a continuidade do processo de transição do Polo Potiguar. A compra do ativo pela companhia, pelo valor de 1,38 bilhão de dólares, foi aprovada pelo conselho de administração da Petrobras no ano passado, mas o processo de aquisição ainda não foi concluído.

- PETROBRAS PN recuava 0,86%, a 23,06 reais, na esteira da fraqueza dos preços do petróleo no mercado externo, onde o Brent cedia 1,77%.

- VALE ON subia 1,43%, a 82,92 reais, mesmo com desempenho comedido dos futuros de minério de ferro na China, onde o contrato mais negociado na Dalian Commodity Exchange encerrou as negociações diurnas com alta de 0,4%, a 915 iuanes (133,10 dólares) a tonelada. O risco de nova restrição à produção de aço na China evitou um desempenho mais forte da commodity.

- ITAÚ UNIBANCO PN caía 2%, a 23,55 reais, e BRADESCO PN recuava 2,08%, a 13,62 reais, em dia negativo para o setor. Bancos começaram a suspender novas operações de empréstimo consignado a beneficiários do INSS, após a redução no limite de juros nessa modalidade pelo Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário