Reuters: Lula diz que Brasil deixou de ser país do crescimento e virou nação do ódio

Publicado em 03/03/2023 14:41

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) -O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que o Brasil deixou de ser o país do crescimento para ser o país da "mentira" e do "ódio".

"E eu não sei que desgraça que foi feita. Não sei que mão desgramada colocou a mão nesse país, que esse país parou de andar para frente e esse país passou a voltar para trás", disse Lula em evento de entrega de unidades residenciais do Minha Casa, Minha Vida em Mato Grosso.

"Esse país deixou de ser o país da alegria, deixou de ser o país da verdade, deixou de ser o país do crescimento, deixou de ser o país de distribuição de renda, para ser o país da mentira, o país do ódio, o país da provocação", afirmou o presidente, citando dados econômicos de quando deixou a Presidência da República, em 2010, enquanto criticava o governo de seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lula teceu os comentários na esteira de dados do IBGE de quinta-feira, que mostraram uma queda da economia brasileira de 0,2% no quarto trimestre sobre os três meses anteriores. Em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 2,9%.

Ao lembrar que mais de 30 milhões de pessoas passam fome apesar de o país figurar como uma potência agropecuária, o presidente disse que houve uma redução no preço da carne, mas não ficou clara a fonte da informação.

"Eu não sei se vocês perceberam, o preço da carne já caiu 15% e é preciso cair mais", disse Lula, ponderando que "vai levar um tempo para a gente consertar esse país, não é uma coisa tão fácil".

A viagem de Lula a Mato Grosso, polo produtor de grãos para exportação, pode ser encarada como uma sinalização ao agronegócio, com maioria declaradamente bolsonarista.

(Reportagem de Maria Carolina MarcelloEdição de Alexandre Caverni)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

    Ele não deicha de ter rasão, pois a ideologia que venceu a última eleição, é a do nós contra eles, ou seja, a luta de classes. A velha estorinha do Robim Hood. Tirar do Rico para dar ao pobre. Só que todos que fazem isso, estão lascados.

    9
    • Elvio Zanini Sinop - MT

      Estamos Na Véspera de um milagre econômico , como na Época dos Militares, , SerÁ.

      2
    • Elvio Zanini Sinop - MT

      O Vice Presidente Dr. Geraldo Alquimin , Está totalmente Certo ; Dentro da Logística da Tributação dos Impostos,; Eu Estive em 2018 Na Fiera de Bologna,, na Ìtália, Lá sòmente Existe o IVA. O qual em se Tratando de produtos de Primeira Necessidade , alguns até não tem tributação, no tocante a superfluos , a taxa vai subindo ; conforme a Necessidade ou Não , Seria Uma dádiva devido que ninguém poderá cometer desvios , não tem Como.

      0
    • QUINCAS BERRO D'ÁGUA Rondonopolis - MT

      Adilson, voce está coberto de razão, o que o governo catastrófico do Janjo está fazendo é aumentando impostos para tentar conseguir cumprir pelo menos uma pequena parte do que prometeu. O aiatolá mulá é um sujeito marca bosta que não sabe o que fazer, então quer juntar o máximo que puder de dinheiro alheio na mão para fazer mala com seus acólitos.

      11
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      Acho que não vai ter Milagre Econômico. O Sr. Quincas está certo. O Aiatolá vai taxar até o ar que respiramos. E com a inflação e desemprego, os mais pobres sofrerão mais. E apesar do apoio do consórcio da velha mídia, o eleitorado do mulá vai diminuir.

      7
    • carlo meloni sao paulo - SP

      O JANJO da sinais claros de estar esclerosado----Inclusive atrapalha com as suas declaraçoes contraditorias entretanto e' imediatamente aconselhado pela equipe de suporte---As perseguiçoes demostram que ainda eles tem medo do Bolsonaro mencionado a toda hora----Eu pessoalmente estou torcendo para que eles consigam fazer algo de bom para o Brasil que abriga tambem os 94 milhoes que nao votaram nele

      4
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      Acabaram de fazer algo de bom. Agora os empregadores tem que equiparar os salários das mulheres aos dos homens. Alguém já pensou como o custo disso será repassado ?

      3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Adilson vai acontecer que muitas mulheres serão por homens--

      4
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      O "TEMPO" é uma medida que nós humanos comuns, a usamos em qualquer tempo.

      Quem nunca usou a "falta de tempo" como desculpa por não ter realizado algo.

      Agora, os proprietários do poder, não têm essa medida como parâmetro. Pois, o "TEMPO" deles é regido pelo poder conquistado.

      Vejamos o que acontece no "TEMPO" recente. O detentor do poder, tem "TEMPO" de mudar todas as leis e regras constitucionais para "puxar a sardinha" a seu bel prazer.

      Sou mais um exemplar de "humano comum". Fico aqui, na minha insignificância, matutando... ATÉ QUANDO VAMOS AGUENTAR !!!

      SINCERAMENTE ... ONDE ESTÁ A HOMBRIDADE DESSA GERAÇÃO ???

      5
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Quando ouvimos que: "O COLAPSO DA DEMOCRACIA FOI EVITADO"!

      O que você imagina? Uma coisa ruim ou uma coisa boa?

      Antes de responder, atente quem foi o locutor!

      Então... Se, disser que o "dono" da frase é o atual presidente do senado federal, rodrigo Pacheco e, que essa frase foi parte de seu discurso. Onde em reunião com o presidente e vice-presidente do TSE, alexandre de Moraes e Ricardo lewandowisk, durante a cerimonia de homenagem a Pacheco, na sede da corte em Brasília.

      DÁ PARA ACREDITAR ???

      VEJA QUE TUDO QUE SAI NA MIDIA TEM SUAS HIPÉRBOLES !!!

      5
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      De "tempo em tempo" os fatos revelam...

      A esquerda & a esquerda extremista tem uma lógica.

      E qual seria essa lógica?

      Uma lógica bem simples. A lógica milenar da "Tábula Rasa".

      Mas, o que seria?

      Significado: Mente desprovida de ideias, de saberes ou de conhecimentos, que necessita de instrução para aprender o mais básico de um assunto; tábula rasa.

      Mas, devemos atentar por um detalhe, quando vemos: que necessita de instrução para aprender o mais básico de um assunto... Aí surge um outro "porém" ... O indivíduo tem capacidade cognitiva para processar as informações?

      A "realidade" vai nos responder !!!

      5
    • Adilson Garcia Miranda São Paulo - SP

      Antes de ser promulgada, Sarney a chamava de Constituição Cidadã. Um ano depois, com a recessão e hiper inflação, a chamou de Constituição da Ingovernabilidade.

      4