Ibovespa tem queda atento à relação BC-Lula e com peso de NY

Publicado em 07/02/2023 13:33

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa caía nesta terça-feira, em dia de queda em Wall Street e à medida que novos ruídos entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Banco Central (BC) pressionavam os ativos locais.

B3 e Itaú Unibanco pesavam no índice, o banco antes de divulgar resultado nesta terça-feira. Vale era a maior influência positiva ao índice.

Às 12:19 (de Brasília), o Ibovespa caía 0,73%, a 107.931,07 pontos. O volume financeiro era de 7,1 bilhões de reais.

O índice chegou a subir logo na abertura, mas devolveu rapidamente o movimento após notícia de que Lula supostamente quer aprovar nomes para diretorias do BC que se contraponham ao presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, o que também pesou no câmbio local.

A decisão de Lula foi tomada após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na semana passada, disse o Broadcast, serviço do jornal O Estado de S.Paulo, citando técnicos do governo. A Presidência não respondeu imediatamente a pedido de comentário enviado pela Reuters.

A notícia se soma a uma série de ruídos entre o presidente e o BC que já vinham pressionando os ativos locais. Nas últimas semanas, Lula fez críticas a fatores como a independência da autarquia e ao nível atual da taxa de juros.

Mais cedo, a ata do Copom divulgada pelo BC reafirmou a preocupação do comitê com o com arcabouço fiscal, mas fez aceno a medidas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

"No geral, a ata do Copom confirmou a escalada do tom hawkish, ratificando a visão de que o potencial corte de juros está sendo adiado ainda mais", disse a equipe do Citi em relatório.

Sobre o ruído entre Lula e BC, o banco afirmou que "nas últimas semanas, Lula vem intensificando o tom de crítica à política monetária/juros e ao Banco Central, alimentando ainda mais o processo em curso de desancoragem das expectativas de inflação".

Campos Neto também falou esta manhã, quando defendeu a independência do BC. Segundo ele, a medida é importante porque desconecta o ciclo da política monetária do ciclo político.

O Ibovespa acelerava o recuo no final da manhã, uma vez que Petrobras perdia força.

No exterior, o S&P 500 caía 0,3% com investidores de olho em declaração do chair do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, prevista para 14h40 (horário de Brasília).

DESTAQUES

- GOL PN subia 2,89%, a 7,84 reais, após anunciar que a holding Abra investirá na companhia aérea por meio de uma combinação de operações que incluem emissão de títulos de dívida e injeção de dinheiro. Além disso, a Gol divulgou dados operacionais de janeiro, com alta de 9% na demanda ante um ano antes.

- B3 ON perdia 4,38%, a 11,58 reais. De pano de fundo, investidores analisavam potencial concorrência à operadora da bolsa de valores brasileira após a Mubadala Capital comprar na véspera uma fatia majoritária da Americas Trading Group, empresa brasileira detentora de plataforma de negociação eletrônica no mercado local.

- PETROBRAS PN tinha variação positiva de 0,08%, a 25,8 reais, após subir firme mais cedo. A empresa anunciou nesta manhã redução no preço do diesel em 8,89% nas refinarias. O petróleo Brent subia cerca de 1,2% no exterior. PRIO ON ganhava 0,27% e 3R PETROLEUM ON aumentava 0,41%.

- HAPVIDA ON elevava 1,96%, a 4,69 reais, tentando recuperar queda acumulada no mês que, ainda assim, era de superior a 8%.

- ASSAÍ ON recuava 2,60%, a 18,66 reais, após o JPMorgan cortar recomendação da ação a "neutra".

- VALE ON exibia valorização de 0,23%, a 88,04 reais, interrompendo sequência de sete quedas, mesmo em sessão de novo recuo dos contratos futuros de minério de ferro na Ásia.

- MRV ON aumentava 2,63%, a 6,63 reais, depois de duas quedas seguidas e em dia de encontro da administração da empresa com investidores.

- ITAÚ UNIBANCO PN caía 1,99%, a 24,63 reais, antes de divulgar balanço trimestral no final do dia e em sessão negativa para grandes bancos.

- LIGHT ON, que não está no Ibovespa, perdia 8,71% , a 2,83 reais, após o blog do jornalista Lauro Jardim, no O Globo, dizer na véspera, sem citar como obteve a informação, que a empresa deve dar entrada com um pedido de recuperação judicial muito em breve. A Light disse à Reuters que não procede a informação de que estaria na iminência de pedir recuperação judicial e observou que contratou recentemente a Laplace para assessorá-la na avaliação de estratégias financeiras, conforme já divulgado.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

(Por André Romani)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário