Estoque de crédito cresce 14% em 2022 mesmo com maior juro bancário em seis anos

Publicado em 27/01/2023 10:27

Logotipo Reuters

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) - O estoque de crédito no Brasil cresceu 14% em 2022 na comparação com o ano anterior, mesmo diante da continuidade no processo de alta nas taxas de juros cobradas pelos bancos, divulgou o Banco Central nesta sexta-feira.

O saldo total de crédito subiu 1,3% em dezembro sobre novembro, e fechou 2022 em 5,326 trilhões de reais, correspondente a 54,2% do Produto Interno Bruto (PIB), divulgou o Banco Central nesta sexta-feira.

A taxa média de juros cobrada pelas instituições financeiras, que vem acompanhando o aperto monetário promovido pelo Banco Central para controlar a inflação, encerrou 2022 em 42,0% ao ano --no fim de 2021, estava em 33,8% ao ano. O nível é o mais alto desde 2016, quando o país passou por grave crise econômica, com a taxa média encerrando o ano em 51%.

Os dados referem-se ao segmento de recursos livres, em que o custo dos financiamentos é livremente estabelecido pelas instituições financeiras, sem interferência do governo.

A taxa média de juros total, incorporando os recursos direcionados, que atendem a parâmetros estabelecidos pelo governo, fechou 2022 em 29,9% ao ano, também no maior nível desde o fechamento de 2016.

A taxa Selic, que iniciou o 2022 em 9,25% ao ano, foi elevada pelo Banco Central ao longo dos meses e encerrou o ano em 13,75%. Nas últimas reuniões, a autarquia optou por manter a taxa básica de juros nesse nível.

Com a elevação das taxas cobradas pelas instituições financeiras, o nível de inadimplência apresentou elevação no ano passado, encerrando dezembro em 4,2% nos recursos livres, uma alta de 1,1 ponto percentual no ano.

Em 2022, também houve crescimento no spread bancário, a diferença entre o custo de captação de recursos pelas instituições financeiras e o que elas cobram dos clientes na concessão do crédito.

O patamar do spread nas operações com recursos livres ficou em 29,0 pontos percentuais em dezembro, contra 23,6 pontos no mesmo mês de 2021.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário