Reuters: Encontro entre Lula e Cristina Kirchner é cancelado

Publicado em 24/01/2023 11:25

Logotipo Reuters

Por Lisandra Paraguassu

BUENOS AIRES (Reuters) - O encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a vice-presidente argentina, Cristina Kirchner, não acontecerá mais em Buenos Aires, depois de dificuldades de ambos em conciliar horário e local do encontro.

De acordo com duas fontes ouvidas pela Reuters, a reunião estava marcada para a manhã desta terça-feira, antes da abertura da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), no hotel em que Lula está hospedado.

No entanto, Cristina queria que o encontro acontecesse no Senado, onde ocupa também a presidência da Casa. A vice-presidente argentina está rompida com o presidente do país, Alberto Fernández, e não queria comparecer ao hotel onde ele também estará por causa da Cúpula.

Mas a avaliação da comitiva de Lula era que se tratava de uma operação complexa e não seria possível, com todas as questões de segurança, o petista sair do hotel e voltar a tempo do início da Cúpula.

Pela difícil relação com Fernández, Cristina também não participou dos encontros na Casa Rosada, mas a vice-presidente tem um bom e antigo relacionamento com o presidente brasileiro.

Cristina, que foi presidente da Argentina de 2007 a 2015, comemorou a vitória eleitoral do petista em outubro em suas redes sociais e, logo depois, telefonou ao presidente brasileiro, quando teriam acertado um encontro para assim que possível.

Durante a prisão de Lula em Curitiba, Cristina Kirchner foi uma das lideranças políticas da região a defender a liberdade do brasileiro. Agora, a vice-presidente Argentina enfrenta processos judiciais em seu país. Em dezembro, foi condenada em primeira instância a seis anos de prisão por corrupção, acusada de beneficiar um empresário de Santa Cruz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário