Banco Central atualiza regras do setor de consórcios

Publicado em 19/01/2023 10:36

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central aprovou novas regras sobre o funcionamento de grupos de consórcios no país, com validade a partir de janeiro de 2024, informou a autarquia nesta quinta-feira, argumentando que a medida dará mais eficiência e transparência ao setor.

Entre os pontos da resolução, foi estabelecido em até três vencimentos consecutivos o prazo máximo de inadimplência a partir do qual o participante do consórcio será excluído --hoje não há prazo definido.

Foram revisadas as informações mínimas que devem constar nos contratos de participação em grupo de consórcio, como procedimentos e prazos para a realização de procedimentos operacionais. Também haverá exigência de apresentação do montante da prestação inicial e de seus componentes.

A partir da entrada em vigor, regulamentos dos consórcios deverão estar disponíveis nos sites das administradoras, eliminando a exigência de registro em cartório. As assembleias poderão ser presenciais ou virtuais.

(Por Bernardo Caram)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário