Dólar engata nova queda de olho em Haddad e dados de inflação dos EUA

Publicado em 12/01/2023 10:13

Logotipo Reuters

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar caía frente ao real nesta quinta-feira, ainda refletindo a redução de temores sobre a saúde fiscal do país na esteira de acenos da ala econômica do governo, com investidores aguardando o anúncio de medidas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e dados de inflação dos Estados Unidos.

Às 10:05 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,60%, a 5,1502 reais na venda.

Na B3, às 10:05 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,23%, a 5,1685 reais.

Segundo Fabrizio Velloni, economista-chefe da Frente Corretora, a queda do dólar nesta sessão ainda reflete falas da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que na véspera fez acenos à responsabilidade fiscal e indicou um antigo secretário do ex-ministro Paulo Guedes no Ministério da Economia para ser seu número 2 na pasta.

Em meio aos esforços da ala econômica do governo para ganhar a confiança dos mercados, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, marcou para 14h30, no Palácio do Planalto, o anúncio de suas medidas, que será seguido de coletiva de imprensa. O evento deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os eixos de atuação incluem reavaliação das receitas federais para 2023 e medidas para ampliar a arrecadação e cortar gastos.

No exterior, o foco recai sobre dados de inflação nos EUA, que devem confirmar alívio na alta do núcleo dos preços para 5,7% na base anual, de 6% no mês anterior. Caso os números realmente mostrem um arrefecimento, o dólar tende a se desvalorizar globalmente, uma vez que reforçariam a visão de que o Federal Reserve poderia abrandar seu ciclo de aperto monetário.

Na véspera, o dólar negociado no mercado interbancário caiu 0,40%, a 5,1813 reais na venda, renovando mínima para encerramento desde 23 de dezembro (5,1655).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário