Reuters: PF abre 3 inquéritos para apurar supostos atentados contra torres de transmissão

Publicado em 12/01/2023 08:18

Logotipo Reuters

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Polícia Federal abriu três inquéritos para apurar supostos atentados contra três torres de transmissão de energia elétrica que teriam acontecido nesta semana no Sul e no Norte do país, em meio aos desdobramentos de ataques contra as sedes dos Três Poderes da República na capital federal no domingo.

Segundo boletins da reguladora Aneel e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), nos Estados do Paraná e Rondônia houve queda de torres de transmissão pertencentes às subsidiárias da Eletrobras Furnas e Eletronorte.

Uma terceira torre foi derrubada no Bipolo 2 do Complexo do Madeira, operado por uma transmissora do grupo Evoltz --em linha que vai de Rondônia a São Paulo.

A PF informou que equipes já foram deslocadas para perícia no Paraná. A pena para esse tipo de crime, caso seja confirmado, pode chegar a cinco anos de reclusão, segundo a corporação.

As diligências em Rondônia serão realizadas nos próximos dias e os inquéritos tem inicialmente prazo de 30 dias, renováveis por mais 30 dias, segundo a PF.

"Há indícios de que foi um ataque segundo informações já levantadas pela polícia local, mas a PF vai começar só agora investigações, diligências e outivas", disse uma fonte da instituição.

"Informações preliminares apontam que foram encontrados danos e fios cortados na região", adicionou.

A Aneel disse em nota nesta quarta-feira que "é de responsabilidade das transmissoras a avaliação técnica sobre a origem e causa dos eventos, apontando, quando possível, eventuais responsáveis, com a devida comunicação ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e à Aneel".

Após os episódios, o ONS adotou medidas emergênciais para garantir a estabilidade do sistema elétrico.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário