Reuters: PF abre 3 inquéritos para apurar supostos atentados contra torres de transmissão
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Polícia Federal abriu três inquéritos para apurar supostos atentados contra três torres de transmissão de energia elétrica que teriam acontecido nesta semana no Sul e no Norte do país, em meio aos desdobramentos de ataques contra as sedes dos Três Poderes da República na capital federal no domingo.
Segundo boletins da reguladora Aneel e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), nos Estados do Paraná e Rondônia houve queda de torres de transmissão pertencentes às subsidiárias da Eletrobras Furnas e Eletronorte.
Uma terceira torre foi derrubada no Bipolo 2 do Complexo do Madeira, operado por uma transmissora do grupo Evoltz --em linha que vai de Rondônia a São Paulo.
A PF informou que equipes já foram deslocadas para perícia no Paraná. A pena para esse tipo de crime, caso seja confirmado, pode chegar a cinco anos de reclusão, segundo a corporação.
As diligências em Rondônia serão realizadas nos próximos dias e os inquéritos tem inicialmente prazo de 30 dias, renováveis por mais 30 dias, segundo a PF.
"Há indícios de que foi um ataque segundo informações já levantadas pela polícia local, mas a PF vai começar só agora investigações, diligências e outivas", disse uma fonte da instituição.
"Informações preliminares apontam que foram encontrados danos e fios cortados na região", adicionou.
A Aneel disse em nota nesta quarta-feira que "é de responsabilidade das transmissoras a avaliação técnica sobre a origem e causa dos eventos, apontando, quando possível, eventuais responsáveis, com a devida comunicação ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e à Aneel".
Após os episódios, o ONS adotou medidas emergênciais para garantir a estabilidade do sistema elétrico.
(Por Rodrigo Viga Gaier)
0 comentário
Ibovespa recua com LWSA entre maiores quedas e mercado à espera de pacote fiscal
Dólar oscila pouco, mas segue acima de R$5,80 com cautela antes de pacote fiscal
Minério de ferro avança com produção de aço mais forte superando dados fracos da China
Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah entra em vigor; civis começam a voltar ao sul do Líbano
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas