Lula se reúne com membros da cúpula do STF, Congresso e com ministro após depredação das sedes dos Três Poderes

Publicado em 09/01/2023 11:19

Logotipo Reuters

Por Ricardo Brito e Leonardo Benassatto

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza nesta segunda-feira uma reunião com integrantes da cúpula do Judiciário, do Congresso Nacional e importantes ministros do seu governo após a invasão e depredação na véspera dos edifícios-sede dos Três Poderes por bolsonaristas radicais.

Participam do encontro no Palácio do Planalto, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a presidente Rosa Weber e os ministros Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli; pelo Congresso o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB); e do governo o vice-presidente Geraldo Alckmin e ministros como José Múcio (Defesa), Flávio Dino (Justiça), Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) e Paulo Pimenta (Secom).

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), está retornando da França para o Brasil e deve chegar no início da noite.

Após o encontro com membros da cúpula dos demais Poderes, Lula se reunirá com Múcio e com os comandantes do Exército, da Marinha e da Força Aérea, conforme atualização da agenda do presidente.

Os encontros ocorrem depois de, no domingo, vândalos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadirem o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do Supremo, depredando as sedes dos Três Poderes e deixando para trás um rastro de destruição.

As reuniões ocorrem, ainda, em meio a uma operação para o desmonte do acampamento montado por bolsonaristas do lado de fora do quartel-general do Exército em Brasília. Policiais militares e membros do Exército cercaram a região e imagens da Reuters mostraram integrantes da força terrestre desmontando barracas no local. Segundo a GloboNews. 1.200 bolsonaristas foram levados do acampamento para a sede da Polícia Federal.

Ainda no domingo, após os ataques aos Três Poderes, Lula decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal e, na madrugada desta segunda, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o afastamento por 90 dias do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário