Putin diz a Erdogan que Ucrânia deve aceitar perda de territórios para que haja diálogo
MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse ao presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, nesta quinta-feira que a Rússia está aberta ao diálogo sobre o conflito na Ucrânia, mas Kiev terá que aceitar a perda de territórios reivindicados pela Rússia, de acordo com o Kremlin.
"Vladimir Putin reafirmou a abertura da Rússia a um diálogo sério, desde que as autoridades de Kiev cumpram os requisitos bem conhecidos e reiterados e levem em conta as novas realidades territoriais", afirmou o Kremlin.
Putin também "reconheceu o papel destrutivo do Ocidente, fornecendo armas em Kiev, providenciando informações e orientação", disse o Kremlin.
Os dois presidentes também discutiram uma série de questões energéticas, incluindo a criação de um centro de gás na Turquia e a construção da usina nuclear de Akkuyu, disse o Kremlin.
Erdogan e o presidente russo conversaram várias vezes desde que as forças russas invadiram a Ucrânia em fevereiro. A Turquia atuou como mediadora ao lado da Organização das Nações Unidas (ONU) para estabelecer um acordo que permitisse a exportação de grãos dos portos ucranianos.
De acordo com o Kremlin, Putin disse mais uma vez a Erdogan que todas as barreiras às exportações russas de alimentos e fertilizantes, que a Rússia vê como parte do acordo de grãos, devem ser dissolvidas.
(Reportagem de Reuters)
0 comentário
Lula diz que pretende assinar acordo Mercosul-UE ainda este ano, mesmo sem apoio da França
Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores
Comissão de Educação do Senado debaterá 'viés político e ideológico' contra agronegócio em livros didáticos
Senadores reagem a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo
Rússia diz que corte de apoio militar à Ucrânia por Trump seria “sentença de morte” para militares ucranianos
Petróleo fica estável após aumento surpreendente nos estoques de gasolina dos EUA