Ações da Petrobras têm variações modestas após renúncia de CEO e indicação de Prates
(Reuters) - As ações da Petrobras tinham variações modestas nesta quarta-feira, após renúncia do presidente-executivo, enquanto o governo informou ao conselho de administração da companhia que o senador Jean Paul Prates (PT-RN) será o indicado para o comandar a petrolífera de controle estatal.
Por volta de 11:00, Petrobras PN cedia 0,27%, a 22,28 reais, e Petrobras ON perdia 0,08%, a 25,78 reais, enquanto o Ibovespa mostrava acréscimo de 0,24%.
Nos dois primeiros pregões do ano, as PNs contabilizaram um declínio de quase 9% e as ON, de cerca de 8%, em meio a preocupações com a estratégia da companhia no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reforçou em discursos o relevante papel da empresa no desenvolvimento do país.
A Petrobras divulgou nesta quarta-feira que o conselho da Petrobras aprovou o encerramento antecipado do mandato de Caio Paes de Andrade como presidente da companhia e nomeou o diretor de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen, para ocupar o cargo interinamente.
Na véspera, fontes disseram à Reuters que Andrade havia renunciado ao cargo de presidente da Petrobras.
Em paralelo, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou nesta terça-feira ao conselho da Petrobras que Prates será o indicado para exercer o cargo de presidente e membro do colegiado da empresa. A indicação oficial será formalizada após os trâmites na Casa Civil da Presidência da República.
Analistas têm adotado uma visão cautelosa sobre a empresa, diante de possíveis mudanças na estratégia de longo prazo e dúvidas sobre sua futura alocação de capital, bem como acerca das políticas de dividendos e preços de combustíveis, não descartando aumento na volatilidade dos papéis.
Desde a eleição de Lula em 30 de outubro, as PNs da Petrobras acumulam queda em torno de 22% e as ONs da companhia cedem cerca de 19%, distanciando-se das suas máximas históricas intradia de 33,59 reais e 37,43 reais, respectivamente, apuradas também em outubro do ano passado.
As negociações das ações da Petrobras nesta quarta-feira também tinham como pano de fundo o declínio dos preços do petróleo no exterior, onde o contrato Brent mostrava queda de 2,59%. No setor, 3R Petroleum ON caía 3,14% e PRIO ON perdia 1,66%.
(Por Paula Arend Laier)
0 comentário
Lula diz que pretende assinar acordo Mercosul-UE ainda este ano, mesmo sem apoio da França
Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores
Comissão de Educação do Senado debaterá 'viés político e ideológico' contra agronegócio em livros didáticos
Senadores reagem a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo
Rússia diz que corte de apoio militar à Ucrânia por Trump seria “sentença de morte” para militares ucranianos
Petróleo fica estável após aumento surpreendente nos estoques de gasolina dos EUA