Presidente do BC russo diz ser impossível se isolar do impacto das sanções

Publicado em 08/11/2022 10:39

Logotipo Reuters

MOSCOU (Reuters) - A economia e o setor bancário da Rússia resistiram ao desafio das "poderosas" sanções ocidentais, mas o banco central ainda não tem planos de aliviar os controles de capital que ajudaram a sustentar o rublo, disse a presidente da autoridade monetária russa, Elvira Nabiullina, nesta terça-feira.

Em um dos comentários mais fortes até o momento de uma autoridade russa sobre as sanções, Nabiullina disse a parlamentares: "As sanções são muito poderosas e sua influência nas economias russa e global não deve ser subestimada. Isolar-se de sua influência não é possível".

Países ocidentais impuseram sanções destinadas a cortar a Rússia economicamente depois que Moscou enviou tropas para a Ucrânia em fevereiro, no que chama de "operação militar especial".

As autoridades russas conseguiram estabilizar a situação de forma relativamente rápida, e Nabiullina disse que a economia e o setor bancário - um alvo específico das sanções - em geral resistiram bem ao desafio.

Os empréstimos corporativos e de varejo aumentaram 9,9% e 6,7%, respectivamente, de janeiro a outubro, disse ela.

(Reportagem de Elena Fabrichnaya e Alexander Marrow)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário