Minério de ferro sobe conforme esperanças de reabertura na China persistem

Publicado em 04/11/2022 08:30

Logotipo Reuters

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta sexta-feira, solidificando seus ganhos semanais, impulsionados por apostas contínuas de que a China, maior produtora mundial de aço, aliviaria suas rígidas regras de Covid-19 no início do próximo ano, e ainda mais sustentados pela nova retórica pró-crescimento de Pequim.

O minério de ferro mais negociado em janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com alta de 4,9%, a 662,50 iuanes (91,35 dólares) a tonelada, a caminho de seu primeiro aumento semanal em quatro semanas.

Em outubro, o minério de ferro de Dalian sofreu sua maior queda mensal em 22 meses devido principalmente a uma perspectiva sombria para a demanda chinesa pelo ingrediente siderúrgico.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência de dezembro subiu 5,5%, a 86,20 dólares a tonelada.

A reversão do mercado nesta semana ocorre apesar da Comissão Nacional de Saúde da China ter dito na quarta-feira que o país deve se ater inabalavelmente à política de zero Covid, e as autoridades terem negado o conhecimento de um suposto comitê formado para avaliar a reabertura das fronteiras em março.

“Os rumores da saída da China da estratégia Covid-zero no primeiro trimestre de 2023 estão ganhando força, apesar de o governo os refutar”, disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities.

Além disso, nesta semana, os reguladores chineses declararam que o desenvolvimento econômico continua sendo uma prioridade, buscando acalmar os temores dos investidores estrangeiros de que a ideologia possa ter precedência quando o presidente Xi Jinping estender seu mandato e assumir o controle do novo Comitê Permanente do Politburo.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário