Atividade industrial da China encolhe em outubro por restrições contra Covid, mostra PMI do Caixin
PEQUIM (Reuters) - A atividade industrial da China enfraqueceu em outubro, uma vez que as prolongadas restrições contra a Covid-19 interromperam a produção e reduziram a demanda, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta terça-feira, sugerindo recuperação econômica mais fraca no quarto trimestre.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria do Caixin/S&P Global ficou em 49,2 em outubro, acima dos 48,1 em setembro e ligeiramente acima da expectativa de 49,0. Mas o número ainda permaneceu abaixo da marca de 50 pontos que separa crescimento de contração.
Em linha com o PMI oficial da China, que caiu inesperadamente em contração no mês passado, a redução da atividade industrial pesou sobre a frágil recuperação da segunda maior economia do mundo em meio a uma crise imobiliária cada vez mais profunda e à demanda enfraquecida.
Tanto a produção quanto os novos pedidos ampliaram os declínios no início do quarto trimestre, à medida que surtos de Covid-19 e medidas rigorosas de contenção pesavam sobre qualquer recuperação significativa, mostrou o PMI.
A atividade mais fraca continuou a pressionar o mercado de trabalho, com queda no emprego industrial pelo sétimo mês consecutivo.
"Os atuais ambientes doméstico e internacional continuam complicados e difíceis, e os fatores desfavoráveis que afetam o desenvolvimento econômico aumentaram", disse Wang Zhe, economista do Caixin Insight Group.
"Em particular, a disseminação do coronavírus em muitas regiões restringe significativamente a oferta e a demanda", disse Wang.
(Reportagem de Ellen Zhang e Ryan Woo)
0 comentário
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade
Dólar devolve ganhos do início da sessão após falas de líderes do Congresso e realização
Pacote fiscal não é "gran finale" de medidas de ajuste fiscal, diz Haddad
Wall St sobe, com vendas da Black Friday e varejistas em foco