CSN lucra desaba 82% no 3º tri, piora projeções

Publicado em 01/11/2022 08:20

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A CSN teve lucro líquido de 237,6 milhões de reais no terceiro trimestre, queda de 82% sobre desempenho do mesmo período de 2021, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira.

A companhia que tem operações em siderurgia, cimento, logística e energia, apurou uma geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 2,7 bilhões de reais, 37% abaixo do apurado um ano antes.

Analistas, em média, esperavam lucro líquido de 1,2 bilhão de reais para a CSN com Ebitda de 3 bilhões, segundo dados da Refinitiv.

A produção de aço da CSN somou 1,027 milhão de toneladas no terceiro trimestre, alta de 15,4% na comparação sequencial. As vendas da liga avançaram 18,2%, a 1,16 milhão de toneladas no período.

A CSN também anunciou redução da expectativa de investimentos (capex) de 2022, de 4,1 bilhões para 3 bilhões de reais. Previu também produzir um volume de minério de ferro mais compras de terceiros de 34 milhões de toneladas e elevou a previsão de alavancagem financeira, medida pelo indicador dívida líquida/Ebitda ajustado, de 1 vez para entre 1,75 e 1,95 entre os fechamentos dos balanços anuais de 2022 e 2023.

A CSN que tem buscado reduzir sua alavançagem ao longo dos últimos trimestres, terminou setembro com uma relação de dívida líquida sobre Ebitda ajustado de 1,69 vez.

O resultado da companhia foi divulgado alguns dias depois que a rival Usiminas, da qual a CSN é também sócia, publicou queda no lucro do terceiro trimestre, pressionada por alta de custos, embora o desempenho no período tenha vindo acima do esperado pelo mercado.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário