Senador Prates é cotado para presidir Petrobras, mas há barreira no estatuto
Por Rafaella Barros e Marta Nogueira
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O senador Jean Paul Prates (PT-RN), que participou da elaboração de planos da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva para a área de petróleo e energia, é um nome que aparece forte como possível indicado para presidir a Petrobras a partir de 2023, segundo três fontes próximas às conversas.
Embora não haja nada formal sobre o assunto, até porque a eleição foi concluída na véspera, Prates seria uma opção a ser considerada pelo presidente eleito, disseram as pessoas na condição de anonimato.
Mas a indicação deve enfrentar algumas barreiras no estatuto da Petrobras, que veda a indicação de pessoa que atuou, nos últimos 36 meses, como participante de estrutura decisória de partido político.
Uma das fontes ressaltou que Lula fez muitas consultas e pediu orientações a Prates durante a campanha, em momentos em que se preparava para falar sobre o setor de petróleo.
O estatuto veda também a indicação de dirigente estatutário de partido político e de titular de mandato no Poder Legislativo de qualquer ente federativo, ainda que licenciado, e de pessoa que atuou, nos últimos 36 meses, em trabalho vinculado a organização, estruturação e realização de campanha eleitoral.
Procurados, o senador e um assessor não comentaram o assunto imediatamente.
O futuro governo Lula tende a intensificar a presença do Estado no setor de refino de petróleo, com possíveis impactos nos rumos dos preços dos combustíveis da Petrobras, conforme sinalizações de planejadores de políticas da equipe do petista.
O próprio Lula prometeu rever o Preço de Paridade de Importação (PPI) praticado desde 2016 pela Petrobras, de forma que os valores dos combustíveis reflitam "custos nacionais", sem, portanto, acompanhar as oscilações do dólar e do petróleo no mercado internacional.
As ações preferenciais da estatal chegaram a cair mais de 10% nesta segunda-feira, com preocupações do mercado sobre os rumos da companhia em um governo Lula.
(Com reportagem adicional de Maria Carolina Marcello)
0 comentário
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade
Dólar devolve ganhos do início da sessão após falas de líderes do Congresso e realização
Pacote fiscal não é "gran finale" de medidas de ajuste fiscal, diz Haddad
Wall St sobe, com vendas da Black Friday e varejistas em foco