Presidente argentino Fernández viaja ao Brasil para reunião com Lula
BUENOS AIRES (Reuters) - O presidente argentino, Alberto Fernández, viajará para São Paulo nesta segunda-feira para se encontrar com o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que derrotou o atual presidente Jair Bolsonaro em uma disputa acirrada.
Apesar da vitória de Lula no segundo turno das eleições realizadas no domingo, Bolsonaro ainda não admitiu a derrota.
O peronismo governante na Argentina imediatamente comemorou o resultado da eleição por ter maior afinidade política com Lula do que com Bolsonaro, com quem Fernández mantém uma relação tensa.
"Parabéns @LulaOficial! Sua vitória abre um novo tempo na história da América Latina. Um tempo de esperança e de futuro que começa hoje", postou Fernández no Twitter na noite de domingo, minutos após o anúncio da vitória de Lula.
A vitória de Lula, de 77 anos, implicará na retomada da relação bilateral com um importante parceiro comercial, após a posse do presidente eleito em 1º de janeiro.
"Argentina e Brasil representam um altíssimo nível de produto bruto sul-americano", disse Fernández à Rádio 10 na noite de domingo, quando definiu Lula como "um líder realmente singular e impactante".
(Reportagem de Lucila Sigal)
0 comentário
Dólar à vista fecha em alta de 0,17%, a R$6,0012 na venda
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade
Dólar devolve ganhos do início da sessão após falas de líderes do Congresso e realização